TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desaceleração Economica

Pesquisas Acadêmicas: Desaceleração Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

Recessão econômica: é o nome dado ao período em que a economia de determinado país sofre um declínio na sua taxa de crescimento econômico. Ou seja, quando há decréscimo na atividade comercial (e consequentemente na indústria).

Tecnicamente, essa fase de contração da atividade econômica de um país só é considerada “recessão” se a situação se mantiver por dois trimestres consecutivos. Ou seja, é a economia “voltando atrás”.

Com consequência desse período de queda do PIB, o país poderia enfrentar, entre outras consequências, uma espécie de “efeito dominó”, onde a diminuição da disponibilidade de crédito acabaria por acarretar a diminuição do consumo. E, consequentemente, da produção levando as empresas a investir e produzir menos. Por fim, viria o tão temido desemprego que levaria novamente à diminuição do consumo, completando o ciclo vicioso.

Enquanto você deseja que o mundo “se expanda a velocidades proporcionais às suas distâncias”, o governo teria de implementar medidas a fim de deter a recessão.

Estagnação Econômica: Último presidente da União Soviética, de 1985 a 1991, foi o autor do termo "estagnação", referindo-se ao período de estabilidade econômica, quando o país alcançou um nível de prosperidade, que ironicamente acabou por desregular a economia soviética, levando a profundas crises econômicas.

A palavra "estagnação" tem suas origens no relatório político do XXVII Congresso do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, lido por Gorbachev, que declarou:

Na sociedade, emergiu-se uma estagnação nas esferas económica e social.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com