TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Engenharia

Artigos Científicos: Desafio Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Nome dos alunos:

Período: 1° Semestre

Engenharia – Ciclo Básico

Disciplinas: Administração, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Algoritmos e Programação, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Desenho Técnico, Economia

Desafio 1 Horizontal

Desafio 1 - Horizontal

Desafio 1 – Horizontal - 10 Semestre – Disciplinas: Administração, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Algoritmos e Programação, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Desenho Técnico, Economia.

Este primeiro desafio tem como objetivo fazer com que o aluno calouro seja motivado a pensar no que poderá desenvolver durante o curso. Para este primeiro desafio o importante é fazer apenas que o aluno exercite a sua capacidade de visualização dos problemas habituais em engenharia. Como todo o ferramental ainda será aprendido, nesta primeira fase é objetivo apenas motivar o aluno a pensar.

Propõe-se:

a) Elaborar um desenho (rascunho) de um equipamento fictício, em que se visualize aspectos de sua área correspondente, como início da percepção dos objetivos do curso.

Regras: O desenho deve ser feito a mão. Os desenhos, detalhes, vistas e cotas, deverão ser feitos em folha A3 ou A2 e dobrado no formato A4 conforme determina a norma em anexo.

b) Criar programa para administrar a produção deste equipamento, utilizando conhecimentos da disciplina de Administração e Algoritmos e Programação, estruturando dentro da empresa de produção imaginada, em blocos de ação de modo a poder se fazer uma separação das funções de cada bloco separado da empresa, por exemplo, almoxarifado, setor de matéria prima, setor de pesquisa e desenvolvimento, setor de processamento, setor de embalagem e entrega/venda, etc. Este algoritmo deverá funcionar de modo ao engenheiro ter uma visão da empresa em blocos e para possível reconhecimento de problemas encontrados.

Regras: Algoritmo em forma de diagrama de blocos (como se fosse um workflow da organização).

c) Relatar como seria o aspecto social do convívio dentro do grupo de desenvolvimento de engenharia deste produto, como do ponto de vista da interação com a equipe de produção, marketing, vendas, etc. Avaliar como seria o desenvolvimento da carreira em uma destas áreas e justificar. O objetivo é explorar os conhecimentos da disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

d) Utilizar conceitos de Álgebra Linear para refinar o desenho deste equipamento e demonstrar o uso deste conceito. Por exemplo, considerar o uso de vetores e planos cartesianos, matrizes na elaboração de desenhos de sólidos. Estas ferramentas podem ser aplicadas também na avaliação do processo fabril do equipamento, em diversos aspectos a serem explorados.

e) Utilizando os conceitos de Economia preencher a planilha anexa, e a partir dos dados obtidos fazer uma comparação entre o ano de 1980, 2010 e previsão 2020 (passado, presente e futuro) dos parâmetros macro-econômicos que possam afetar decisões a serem tomadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com