TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da Qualidade e Produtividade à Engenharia de Produção

Por:   •  5/10/2018  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

Desafios da Qualidade e Produtividade à Engenharia de Produção do Brasil

Introdução

A partir da solicitação de uma Comissão Organizadora especializada na área de Qualidade e Produtividade (Q&P), foi elaborado um material capaz de auxiliar a comunidade acadêmica em suas avaliações e perspectivas no estudo sobre o assunto. Através desses estudos, foram notadas duas conclusões: A grande procura de trabalho por Engenheiros de Produção interessados nesse tema, que é consequência do aumento de vagas na área, já que o tema aborda tantos aspectos.

Qualidade e Produtividade vão desde o bem-estar do trabalhador que participa do processo produtivo, passa pela qualidade e confiabilidade do produto, até o seu uso final. Portanto, a abrangência da Q&P, destacando sua preocupação com as fases de produção e de uso, permite afirmar que a mesma, é uma área da Engenharia de Produção.

Evolução da Q & P

        É muito grande a busca pela inserção na lista de países desenvolvidos, e uma das grandes características desses países, é a existência de setores exclusivos para o desenvolvimento da Q&P. Apesar de existir uma larga escala produtiva dessa área, ela ainda é limitada, e por isso, existe uma disputa entre as nações, na busca de fazer parte dessa nova dinâmica. A concepção do controle de qualidade sofre constantes mudanças, o que implica ainda mais no desafio de estar na lista desses países.

Tendências Macroeconômicas e Q&P

        Tendências com caráter “multiforme” e papel central na categoria “qualidade”: esse é o foco central quando se trata de Gerência da Qualidade Total (QT); uma gama de conceitos, técnicas, ferramentas administrativas, e princípios são usados sistematicamente para garantir a QT. Mas tudo isso se dá num contexto político, provocando mundialmente uma competitividade acirrada, potencializada pela abertura dos mercados internos.

        A QT foi adicionada no cotidiano das empresas, levando ao abrasivo interesse de alunos de graduação de Engenharia de Produção em conhecer essa área. Isso instiga as empresas a contratarem mais pessoas, na finalidade de estar sempre na frente do comércio internacional.

Mudança das Concepções e dos Conceitos do Controle da Qualidade

        Primeiro era considerada a separação do defeituoso do perfeito, produzindo um padrão; depois, passou a considerar o controle de todos os processos da formação do produto final; por último, o modo utilizado é o do controle de qualidade em todas as fases de desenvolvimento do produto. Esse terceiro e último modo vai além dos outros, ele busca um bom produto, desde a sua concepção.

        A ideia de garantia da qualidade surgiu da prática do Controle de Qualidade. Essa garantia também teve suas mudanças; a final delas, visa assegurar o perfeito estado do produto, garantindo assim a qualidade da empresa a pessoas de todos os seguimentos: funcionários, clientes, vizinhos, e a sociedade como um todo.

Mudanças Decorrentes da Mudança do Conceito do Controle da Qualidade

A visão potencial do homem é a principal mudança decorrente da evolução do Controle de Qualidade. O ser humano passou a ter o olhar e o agir mais voluntários quanto às transformações do ambiente; sendo muitas vezes o agente transformador, e não o influenciado. O homem se torna capaz de realizar as funções, verificando em seguida os erros e reparando-os.

Isso significa que a Q&P é um tema tradicional da Engenharia de Produção, porque as pessoas saem do nível superior, com capacidade para se aprofundar no estudo de toda essa gestão e otimização evidentes no processo do trabalho. Isso garante a complexidade das áreas teóricas e produtivas, e exige análises críticas dos processos.

Análise: Potencialidades e Limitações da Q & P

Potencialidades da Q&P

A primeira potencialidade é a simplicidade dos conceitos e técnicas da Q&P, que bate de frente com complexidade da produção. A segunda é a estrutura conceitual já estabelecida.; trata-se de todas as funções da empresa, na busca pela satisfação do cliente. E a terceira é a estratégia de pesquisa, que é o meio onde os métodos são aplicados.

Limitações da Q&P

        A primeira limitação refere-se aos resultados obtidos, quanto maior a qualidade e a produtividade, maior também é a competitividade. A segunda está ligada diretamente à comunidade da Engenharia de Produção que se apoia em concepções errôneas, se distanciando dos setores produtivos. A terceira é a pouca forma de sustentação do tema; práticas tradicionais, têm apagado a sua profundidade teórica. E a quarta limitação é a simplificação da realidade da produção, que pretende refletir como as coisas são, e não como elas devem ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com