TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia no século XXI: Desafios e perspectivas

Por:   •  31/1/2016  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 2

Engenharia no século XXI: desafios e perspectivas

Uma palestra do ex-presidente do clube de engenharia (2003), Raymundo Theodoro Carvalho de Oliveira. Ele se graduou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense em 1965, é Mestre em Ciência de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), tem Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) Engenheiro Honoris Causa do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica.

Muito se tem discutido acerca da evolução rápida das tecnologias e os grandes desafios para ser um engenheiro no século XXI. Devem-se ter conceitos básicos (física, química, matemática, etc), além de uma formação interdisciplinar (geopolítica, historia, etc).

Um grande problema para se formar um engenheiro capaz de atender as mudanças tecnológicas atuais, é a baixa qualidade do ensino médio deixando assim os alunos sem os conceitos básicos, podendo consequentemente encontrar grandes dificuldades no futuro, em sua graduação ou até mesmo em sua profissão, pois não irão saber lidar com o inesperado quando se depararem a uma nova tecnologia.  

Deve-se ter um conhecimento interdisciplinar, pois um engenheiro deve estar ciente dos problemas sociais e políticos, do Brasil e do mundo e ter a capacidade de poder argumentar e discutir com a sociedade e buscar uma solução viável. É importante que tenha um pensamento critico e racional para isso.

O Doutor Raymundo de Oliveira apresentou diversos tópicos validos para se enfrentar os desafios de ser um engenheiro no século XXI melhorando então as perspectivas do futuro com a capacidade de produzir. Além de trazer dados interessantes sobre o número de engenheiros no Brasil em relação ao mundo. Mostrando que o país está carente nesta área e devem-se qualificar mais engenheiros atuando na área.

Nome: Samuel de Mattos Barroso

CTT-170

2015/2

 UFVJM-TO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com