TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio PROFISSIONAL

Monografias: Desafio PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  1.451 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDERP ANHANGUERA – POLO VALPARAÍSO – EAD

1ª SÉRIE – PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Carla Patrícia Santos Beltrão RA: 8929119649

Érica B. S. Oliveira RA: 8520904546

Juliana Gomes da Costa RA: 8929133547

Maria Helena C. B. Stravini RA: 8520929384

Mitsuko Luci Hasunumi da Silva RA: 8520923546

TEXTO ANALÍTICO DA CONVERGÊNCIA ENTRE AS DETERMINAÇÕES RELACIONADAS À VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS COMUMENTE NAS ESCOLAS

Valparaíso – São Paulo

2014

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste desafio é analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Político Pedagógico Curricular das escolas, assim foi proposto a elaboração de um texto analítico da convergência entre as determinações legais relacionadas a valorização do multiculturalismo e as práticas instituídas comumente nas escolas.

Esse desafio foi divido em alguns passos onde o no primeiro passo será apresentado um quadro onde estão os principais documentos do sistema da educação brasileira evidenciando os principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo sendo eles LDBEN 9394/96, PCN de Pluralidade Cultural, Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil volume 1. No segundo passo um texto crítico sobre a Comemoração do Dia dos Pais da respectiva escola pesquisada na internet e no terceiro passo cinco descrições de desenhos que podem ser trabalhados pedagogicamente como orientação a valorização da diversidade e o multiculturalismo. Toda a pesquisa do desafio foi realizada mediante as referências bibliográficas sugeridas no desafio.

PASSO 01 – DOCUMENTOS EDUCACIONAIS E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO.

DOCUMENTO PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Na LDBEN9394/96 descreve alguns artigos sobre a diversidade e o multiculturalismo onde no artigo 26 se refere aos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum de acordo com cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar tendo uma parte diversificada pelas características regionais e locais da sociedade, cultura, economia e dos alunos. No artigo 26-A de acordo com a lei 11.645/2008 que alterou a LDB9394/96 onde se tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio onde o objetivo é resgatar de como se formou a população brasileira a partir de negros e índios estudando suas histórias e contribuições para a história do Brasil. No artigo 79-B inclui o dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra que foi incluído pela lei 10.639/2003 (CARNEIRO, 1998).

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No PCN de Pluralidade Cultural há muitos aspectos sobre a diversidade e o multiculturalismo onde descreve o conhecimento e a valorização das características étnicas culturais dos diferentes grupos sociais, às desigualdades socioeconômicas, as relações sociais discriminatórias e excludentes. Traz conteúdos específicos para se trabalhar na sala de aula e incluí-los no projeto político pedagógico da escola e que a diversidade cultural é um traço fundamental para construir a identidade nacional trabalhando a diversidade humana, as diferenças étnicos culturais, a religiosidade, o respeito e a valorização das diversas raças e culturas do país (BRASÍLIA, 1997).

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Este documento foi elaborado de acordo com a lei 10.639/2003 para fortalecer e valorizar a riqueza da diversidade étnico-racial e cultural. Por ainda existir a desigualdade e o preconceito racial por causa das desumanidades ocorridas no Brasil Colônia, Império e República através da escravidão, este documento traz para a educação um mecanismo de transformação através da promoção do ser humano na sua integridade, formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e características próprias de grupos e minorias. Neste documento é ressaltado a obrigatoriedade da inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica como repercussores pedagógicos e na formação de professores. Tem como principais objetivos: a consciência política e história da diversidade, fortalecimento de identidades e direitos, ações educativas de combate ao racismo e as discriminações (AÇÃO EDUCATIVA, 2012).

Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, Volume 1. Este documento também tem suas referências sobre a diversidade cultural principalmente na questão da participação da família. Nos dias atuais as famílias são monopaternais, ou seja, apenas pai ou mães presentes ou famílias que são reconstituídas de outros casamentos. É muito importante que se tenha um dialogo aberto com as famílias as quais são parceiras e interlocutoras no processo educativo infantil. A pluralidade cultural também marca as instituições de educação infantil. Cada família possuem suas crenças e aprender com a diferença, a não discriminação e atitudes não preconceituosas se começa na educação infantil. É preciso acolher as diferentes culturas e estas não podem estar limitadas apenas as comemorações festivas, a apresentações de danças típicas. É preciso compreender as famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com