TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 8

Anhanguera Uniderp

Dentro de Educação a Distância

Tiago Almeida dos Santos

Desafio Profissional

Pesquisa de Campo

Tutor EAD online: Patrícia Rodrigues

Boa Viagem – Ce

29/09/2013

Anhanguera Uniderp

Dentro de Educação a Distância

Curso superior de Tecnologia em Marketing – EAD Online

Tiago Almeida dos Santos – RA 204565

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplina: Matemática e Processos Gerenciais

Tutor EAD online: Patrícia Rodrigues

Boa Viagem 29/09/2013

SUMÁRIO

Introdução--------------------------------------------------------------

Definição do problema e objetivos (gráficos) --------------------

Análise Geral: inserir nesse tópico as análises realizadas--------

Recomendações Finais à Organização------------------------------

Referências-------------------------------------------------------------

Introdução

No mundo atual, onde as transformações econômicas, sociais e tecnológicas são de mais em mais frequentes, a organização tem necessidade de um patrimônio humano efetivamente disposto a contribuir com os seus objetivos. A evolução da sociedade sugere a evolução da relação indivíduo/organização. Uma noção que explica esta relação é para o desenvolvimento tanto da empresa, na medida em que existe um esforço deliberado para melhorar a performance, quanto dos indivíduos, no que concerne ao alcance de seu projeto pessoal. Neste trabalho os autores tentam mostrar a influência do estilo de liderança sobre o comprometimento das pessoas na empresa. De acordo com Nanus (2000), liderança é a habilidade de inspirar pessoas, traduzindo a visão da organização, obtendo o compromisso dos seguidores de forma voluntária.

Em um estudo realizado junto à empresa Inforgraf Digital que oferece serviços no ramo gráfico rápido no município de Boa Viagem, Contudo a mesma hoje detém de 6 funcionários 4 vendedores e prestadores de serviços um diretor e o proprietário. Constatei desde a primeira entrevista, a riqueza das informações recebidas. Os comentários do diretor, as observações diretas sobre a arrumação do espaço físico e sobre o comportamento dos empregados e dos diretores com relação a estes, e a maneira mesmo de sermos recebidos nos levaram a formular questões, depois hipóteses de trabalho.

Os objetivos específicos da pesquisa são, inicialmente, a identificação da cultura da empresa a partir do seu estilo de liderança e a identificação da cultura dos operários através de suas referências culturais de origem ou suas expectativas. Uma vez identificados o estilo de liderança e as referências culturais dos operários, esta pesquisa visa verificar que o nível de comprometimento é função da coerência entre estas duas variáveis.

No primeiro contato com a empresa Inforgraf Digital, fui recebido pelo diretor Adailson Vieira, que em suas palavras nos deu boas vindas e que sua empresa estava de portas abertas para que eu pudesse realiza meu trabalho, um diálogo fundamental, é como realmente dizem: “a primeira impressão é a que fica”.

Em um município de 55 mil habitantes sendo 26 na sede e 28 no interior; o proprietário Adailson me fala de uma situação grave com a empresa que estava perdendo mercado para suas concorrentes, sendo que é a única em ramo de gráfica rápida e os outros serviços comuns, e a perda de clientes era constante.

Em contados com os colaboradores fui procurando ouvi-los após resposta do questionário na qual preparei, E muitos nos falavam da insartifação por ocasiões internas; em meu primeiro questionário eu procurei saber se o líder acreditava na possibilidade do grupo encontrar soluções sem recorrer sempre a ajuda de outros grupos, como mostra o . Gráfico 1:

Neste sentido, realizei o trabalho com o objetivo de diagnosticar de que modo o estilo da liderança praticado influencia o clima organizacional da empresa Inforgáf Digital, todos unânime confirmaram que sim. De acordo com Nanus (2000), liderança é a habilidade de inspirar pessoas traduzindo a visão de organização obtendo o compromisso com os seguidores de forma voluntária.

Grafico 2. Clima organizacional

Temos aqui 83% dos funcionários concordando com um clima de humanismo e coletividade e 16,% discordando dessa prática.

Segundo Chiavenato (2008) toda organização possui Clima Organizacional que é constituído pelo meio interno, ou seja, uma atmosfera psicológica própria de cada uma delas. Esse Clima Organizacional está relacionado com o moral e a satisfação daquilo que os membros têm por necessidades, podendo ser: saudável ou doentio, quente ou frio, negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório. Está sujeito ao estado em que cada membro se sente em relação à empresa. Gráfico 3

Com 100% de aprovação ao que corresponde o conhecimento de forma escrita e que é de conhecimento de todos os colaboradores.

Segundo Hunger & Wheelen (1995), uma missão pode ser definida de forma ampla ou restrita. Ou, usando a idéia de abstração de Hayakawa (1990), uma missão pode assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com