TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  5.646 Palavras (23 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tem como finalidade demonstrar os resultados de boas Técnicas de Recrutamento e Seleção, pois, é fundamental que um empresa de uma importância especial, ao processo de Recrutamento de Pessoas, e é pensando assim que uma empresa, seja ela de que ramo for pense em investir em pessoas, no caso da empresa “Brasil Confecções” há uma grande preocupação do proprietário em mantê-la prosperando e acredita que uns dos caminhos e uma boa seleção de possíveis colaboradores, o recrutamento e suas formas podem influenciar a gestão e os resultados empresarias. Temos hoje a visão de que as pessoas são o maior capital, que uma empresa possui garantindo o sucesso e atingindo cada vez mais os resultados esperados. O recrutamento garante pessoas engajadas e comprometidas com o ideal empresarial e podem também influenciar a forma de competir e buscar resultados desejados para a organização. Demonstraremos que um Analista de Recursos Humanos é necessário dentro de uma empresa que busca a excelência, que faça descrições de cargos, elaboração de plano de treinamento e desenvolvimento, avaliação e desempenho de funcionários, entrevista de seleção e desligamento, elaboração de relatórios de indicadores de Recursos Humanos (RH) e projetos de endomarketing e comunicação interna dentre outros

“Se cada um de nós contratar pessoas menores do que nós mesmos, vamos nos tornar uma companhia de anões. Mas, se cada um de nós contratar pessoas maiores do que nós,vamos nos tornar uma companhia de gigantes”. (David Ogilvy)

Necessidade de Contratação de Analista de Recursos Humanos.

A Empresa Brasil confecções fundada em 1999, tem como objetivo produzir peças do vestuário da linha EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. A empresa iniciou seus trabalhos em um galpão alugado, atendia principalmente às montadoras do ABC, com peças, e produtos de qualidade fabricados sob a supervisão direta do fundador da Empresa.

A empresa no decorre dos anos foi crescendo e hoje, em razão da quantidade das peças e produtos vendidos, resultado da parceria desenvolvida com os clientes e com exportações para os EUA e Europa, a “Brasil Confecções” tornou-se uma grande empresa.

Acreditando ser a gestão de pessoas algo fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, é sugerido então uma contratação de Analista de Recursos Humanos para, que faça descrições de cargos, elabore e acompanhe o plano de treinamento de desenvolvimento, avalie o desempenho de seus funcionários, faça entrevista de desligamento, elabore relatórios de indicadores de Recursos Humanos (RH) e auxilie nos projetos de endomarketing e comunicação interna. Assim atendendo as necessidades da empresa e em consequência melhorar a sua competitividade. Sendo assim apresentaremos uma proposta para justificar a importância desse profissional de RH, sugerindo ferramentas para viabilizar o processo de contratação.

Recrutamento e Seleção

1.Recrutamento

É a fase da procura de candidatos. É um papel típico do RH, que tem por desafio atrair os melhores ou o melhor candidato à empresa, explorando todas as fontes de recrutamento disponíveis.As mais comuns são:

• Indicações de funcionários

•Sites de emprego

•Anúncios em jornais ou revistas

•Agências

•Consultorias de RH, de ‘outplacement’ (recolocação profissional) e ‘headhunters’

(caçadores de talentos)

•Escolas e universidades16

•Associações de profissionais, sindicatos

•Empresas concorrentes ou não

•Redes sociais

1.2 Seleção:

É a fase do “afunilamento” do processo. Os candidatos convidados a participar do processo seletivo são submetidos a uma série de etapas, entre elas:

•Entrevistas preliminares e eliminatórias

•Entrevistas técnicas e comportamentais

•Testes práticos e/ou teóricos

•Testes psicológicos

•Dinâmicas de grupo

•Referências profissionais

•Contratação e integração

A importância do Recrutamento e seleção de Pessoas pode ser definida como a escolha do homem certo par o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

“Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. ( Chiavenato 2004)

Mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transaccionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade. Enfim é a relação entre a oferta e a procura de trabalhadores, é o conjunto de pessoas e ou empresas que em época e lugar determinadosprovocam o surgimentoe as condiçõesdestas relações.

População ativa

É o conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos que constituem a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços destinados ao circuito económico (inclui os empregados e desempregados).

População empregada

É o conjunto de população que produz trabalho em troca de benefícios na forma de dinheiro ou outro tipo de remuneração.

População desempregada

É o segmento da população ativa que está privada involuntariamente de emprego e que o procura.

Taxa de desemprego

É a relação que existe entre o número de desempregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com