TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 3

As vocações locais abrem caminho para o desenvolvimento

Autor: Juarez de Paula

Fonte: Desenvolvimento local: como fazer?

Conheça os tipos de atividade que caracterizam determinado município e como podem ser explorados economicamente

As “vocações” de uma determinada localidade são aquelas atividades que tiram proveito das vantagens comparativas e competitivas do lugar. Elas são capazes de sustentar diversos tipos de empreendimento, tornando-os viáveis, sustentáveis e competitivos. Em resumo, são os eixos estruturantes do desenvolvimento local.

As “vocações” de uma determinada localidade são aquelas atividades que tiram proveito das vantagens comparativas e competitivas do lugar. Elas são capazes de sustentar diversos tipos de empreendimento, tornando-os viáveis, sustentáveis e competitivos. Em resumo, são os eixos estruturantes do desenvolvimento local.

O caso dos municípios da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás serve para ilustrar as vocações. A região possui o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das maiores áreas de preservação do cerrado de altitude no mundo. Existem centenas de cachoeiras, hotéis, hotéis-fazendas e pousadas na região. Alto Paraíso, o município mais conhecido, está a 200 km de Brasília, a duas horas de carro. A capital federal tem o aeroporto com maior movimentação do país depois dos aeroportos de São Paulo.

Não resta dúvida que o ecoturismo é realmente uma vocação para o desenvolvimento da região. É uma atividade econômica rentável, mas compatível com a preservação ambiental, que é o elemento de identidade local. A região oferece condições favoráveis de acesso e infra-estrutura para receber os turistas. E, finalmente, é uma atividade dinâmica que pode atender diversos interesses locais, como:

• agências de viagem, que vendem seus pacotes turísticos;

• empresas de transporte, que levam os visitantes;

• proprietários de hotéis e pousadas, que hospedam os visitantes;

• guias turísticos, que acompanham os visitantes;

• proprietários de restaurantes e lanchonetes, que alimentam os visitantes;

• proprietários rurais, que cobram taxas de visitação para possibilitar o acesso às cachoeiras;

• comércio local, que tem suas vendas aquecidas pelo número de consumidores que se amplia com o fluxo turístico;

• poder público, que arrecada mais impostos.

Assim, constata-se que o ecoturismo é uma atividade capaz de sustentar todo o desenvolvimento local. É a verdadeira vocação da região ou o seu eixo estruturante.

Mas a vocação de uma localidade pode estar numa atividade nova, que se desenvolve a partir do aproveitamento de uma potencialidade existente. É o caso de um determinado município, que possui uma lagoa e que sempre viveu da pesca. Até que começam a surgir algas na lagoa, reduzindo a produtividade da pesca. A associação dos pescadores descobre, depois de contratar um biólogo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com