TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

vDESAFIO PROFISSIONAL – 1° BIMESTRE

Potenciais Problemas de Saúde de Colaboradores do Hospital Santa Paula e as Possíveis Soluções para Melhoria do Comportamento Organizacional.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EPIDEMIOLOGIA

TUTORA EAD: MARIA HELENA CARDOSO FARIAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 26/04/2014 / SP

2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA – HOSPITAL SANTA PAULA 4

1.2 OBJETIVOS DA EPIDEMOLOGIA 4

3. CLIMA ORGANIZACIONAL 6

1.3 PROJETO DE MOTIVAÇÃO 6

2.3 – TREINAMENTO MOTIVACIONAL 7

3.3 – PRINCIPAL OBJETIVO 8

4.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS 8

5.3 PUBLICO-ALVO 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a falta de qualidade e planejamento de muitas administrações públicas contribuiu para uma forte crise no setor saúde em todo o país.

Esta preocupação, também ocorre como resposta direta aos efeitos naturais cada vez mais frequentes, tais como as epidemias. E também o desconforto e desmotivação dos funcionários Administrativo do setor de Faturamento do Hospital Santa Paula

O presente trabalho tem por objetivo geral descrever e analisar o processo de implantação de um planejamento estratégico no Hospital, localizado em São Paulo, no litoral sul Paulista, visando à melhoria no clima organizacional e proporcionado qualidade de vida para seus Colaboradores.

Quando o ambiente de trabalho não é adequado às características e funcionamento da máquina humana, colocando-a em situações penosas, o que se pode observa é o surgimento de diferentes tipos de doenças.

Quando as condições de trabalho ultrapassam os limites toleráveis do organismo, a probabilidade de provocar uma doença no trabalhador é significativa. Neste caso, têm-se uma Doença Profissional que, no sentido restrito, se define como uma doença devido a fatores (físicos, químicos e biológicos) bem determinados do meio de trabalho. Ex: a exposição a um nível elevado de ruído gera uma perda auditiva nos trabalhadores expostos.

Esta organização vem passando por uma epidemia de Gripe, causando absenteísmo no trabalho.

Visando uma saída para esta situação, o presente trabalho tem por objetivo implantar estratégias, a fim de extinguir com o absentismo no trabalho para gerar motivação nos Colaboradores da área Administrativa do Hospital Santa Paula.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA – HOSPITAL SANTA PAULA

O Hospital Santa Paula fica localizado no Litoral Sul de São Paulo e possui uma população de 635 Colaboradores entre eles 345 da equipe médica contando com 50 médicos, 35 enfermeiros 200 auxiliares de enfermagem, 115 serviços gerais de limpeza e segurança e 235 na área Administrativa (população que iremos estudar).

A população da área Administrativa vem passando por um grande problema de absenteísmo no trabalho, devido às más condições de trabalho e estão expostos a uma epidemia de Gripe.

Foi verificado que esta população não possui um programa epidemiológico de prevenção de doenças e também, possui problemas de estrutura na rotina dos trabalhos administrativos, causando desmotivação dos Colaboradores.

Visando estes aspectos mencionados, o presente trabalho tem por objetivo implantar estruturas organizacionais de prevenção de doenças relacionados ao trabalho.

1.2 OBJETIVOS DA EPIDEMOLOGIA

O método epidemiológico é, em linhas gerais, o próprio método científico aplicado aos problemas de saúde das populações humanas. Para isso, serve-se de modelos próprios aos quais são aplicados conhecimentos já desenvolvidos pela própria epidemiologia, mas também de outros campos do conhecimento (clínica, biologia, matemática, história, sociologia, economia, antropologia, etc.), num contínuo movimento pendular, ora valendo-se mais das ciências biológicas, ora das ciências humanas, mas sempre situando-as como pilares fundamentais da epidemiologia.

As aplicações mais frequentes da epidemiologia em saúde pública são:

 Descrever o espectro clínico das doenças e sua história natural;

 Identificar fatores de risco de uma doença e grupos de indivíduos que apresentam maior risco de serem atingidos por determinado agravo;

Através de um estudo Epidemiológico concluiu-se que a melhor maneira de se proteger os Colaboradores do Hospital Santa Paula da gripe, é fazer a vacinação anual contra a Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença.

Sua efetividade entre adultos jovens é de 70-90%. Cai para 30-40% em idosos muito frágeis, isso porque estes têm pouca capacidade de desenvolver anticorpos protetores após a imunização (vacinação). Contudo, mesmo nesses casos, a vacinação conseguiu proteger contra complicações graves da doença como as hospitalizações e as mortes.

Esta prevenção é ainda mais necessária dada não existir um tratamento específico que se revele totalmente satisfatório.

Segue abaixo quadro explicativo sobre indicadores de Incidência x Prevalência.

Casos, óbitos e altas por pneumonia no Hospital Santa Paula em 4 semanas

(Colaboradores da área Administrativa) 12/2013

1° Semana 2° Semana 1° Semana 4° Semana

Casos 40 62 20 60

Óbitos 25 21 1 12

Altas 15 21 4 8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com