TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 12

RA

Acadêmicos

8741115089

Washington Conceição Ferreira

Curso de Gestão em Logística 1ª série - 2014/1.

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Prof.as EAD: Renata Dalpiaz e Helenrose Coelho

Prof.ª TTPRE: Daniela Kasi

Jundiaí/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES 4

HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES 6

PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS 7

BARULHO 8

TRÂNSITO 9

SEGURANÇA 10

PROJETOS 11

DESEMPENHO DOS COLABORADORES DA EMPRESA 12

RESULTADO DA PRIMEIRA REUNIÃO 14

RESULTADO FINAL DAS NEGOCIAÇÕES 15

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

A comunicação humana evoluiu através de diversos meios de mídia de comunicação e hoje vive o seu auge. Assim a negociação torna-se necessária à medida que agrega tecnologiae compromete as informações. Saber negociar nesse cenário de um mundo globalizado passa a ser uma característica indispensável, visto que as mudanças organizacionaisadvindas dessa globalização, mudam os processos, as estruturas e a cultura das organizações.

Baseando-me nesses aspectos, apresento uma negociação sistêmica entre uma conceituada gravadora de música representada pelo Sr. Jorge Andrade, que pretende instalar uma nova unidade em um bairro pacato da grande cidade de Jundiaí-SP e o Carlos Henrique, líder da associação de Moradores de Bairro da Vila Aparecida, que por sua vez se posiciona contra. O Desafio profissional, têm por objetivo nos colocar em situações cotidiana, para que possamos nos posicionarmos de forma correto e com o máximo de conhecimento obtendo assim um resultado satisfatório em nossa vida profissional. Como desencadeou essa negociação? Qual a melhor proposta para ambas as partes? Ao longo desse trabalho, veremos qual foi o resultado dessa negociação.

DESENVOLVIMENTO

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES

Carlos Henrique, 34 anos é formado em Administração de Empresas pela Universidade Anhanguera-UNIDERP e trabalha como gerente administrativo em uma das indústrias que existe na cidade de Jundiaí, localizada no interior de São Paulo, sendo umas das mais importantes na região, pois têm um conjunto completo no que se diz respeito à Logística, Custo e Ambientação; além disso, Carlos Henrique é o líder da Associação de Moradores do bairro da Vila aparecida. Ele tem por objetivo impedir a construção da gravadora Lipededon Music Ltda. ; uma das maiores e mais conhecidas do país, através da consagração de grandes bandas e artistas famosos de nível nacional e internacional, cuja uma unidade pretende instalar-se em Jundiaí.

Carlos Henrique alega que o projeto não pode ser desenvolvido no bairro da Vila Aparecida, pois trata-se de perturbação de ordem pública, tendo como fundamento o surgimento indesejável de barulhos, haja vista que a segurança dos moradores será diretamente afetada e alega ainda que o bairro não dispõe de infraestrutura adequada para um empreendimento desse porte que afetará de forma notória o trânsito do bairro.

Como líder da Associação, Carlos vêm em nome de todos os moradores que partilham da mesma opinião com características conservadoras, pois são pessoas que prezam e não abrem mão da tranquilidade; sendo composta em sua maioria por pessoas da terceira idade. Com base em todos os aspectos esclarecidos, Carlos tem a plena convicção de que não há a necessidade de progressos no bairro provenientes desse empreendimento.

Por sua vez, o Sr. Jorge Andrade, 49 anos, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora Lipededon Music Ltda é o oponente de Carlos Henrique. O Sr. Jorge Andrade é considerado um dos maiores estrategistas de negócios no país, tendo várias experiências, inclusive em negociações em meio a conflitos. Ele tem por objetivo obter a liberação desse empreendimento e finalmente instalar uma unidade da gravadora no bairro. O Sr. Jorge Andrade acredita que o progresso é preciso e não pode ser evitado, pois com a globalização através de avanços tecnológicos exige esse crescimento de forma contínua e constante, e sabe que essa empreitada trará diversos benefícios ao bairro, sendo eles melhorias nos meios de transições, geração de novos empregos, oportunidades de adquirir conhecimento profissional entre outros.

Os dois negociadores são bem parecidos em seus estilos de negociação, o que poderá contribuir para uma forma sistêmica, onde todos saem ganhando.

HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES

Carlos Henrique possui um estilo de negociador amigável, pois combina a confiança com a consideração, visando manter um relacionamento estável; cooperativo e simpático com o seu oponente, independentemente do resultado final dessa negociação. Carlos conta com habilidades essenciais ao seu favor, tais como paciência, compreensão e muito bom senso para chegar a um resultado satisfatório para ambas as partes, pois age com deferência, possibilitando ao seu oponente o comando da situação.

O Sr. Jorge Andrade é um negociador confrontador, possui controle da situação e um espírito cooperativo, um estilo adequado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com