TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de negociação entre uma gravadora que pretende instalar sua nova sede em um bairro de uma pequena cidade do interior de São Paulo e a associação de moradores deste bairro.

Todo processo de negociação terá como enfoque a abordagem sistêmica e usará como parâmetro as disciplinas de Comportamento Organizacional e técnicas de negociação. Pretende-se com essa negociação encontrar uma solução que beneficie ambas as partes.

Passo 1:

Em uma negociação, cada parte deve buscar informações úteis e importantes dentro do contexto a ser negociado. Possibilitando definir melhor o processo de negociação.

Abaixo, o perfil dos oponentes:

A associação de moradores é representada pelo seu líder, o Sr. Carlos Henrique, que demonstra ser teimoso, conservador e absoleto, mas ao mesmo tempo preocupa-se com o bem estar dos moradores do bairro.

A gravadora é representada pelo Sr. Jorge Andrade, que apresenta ser empreendedor e é um profissional com experiência em negociações difíceis.

Informações importantes sobre a negociação:

A gravadora também quer contribuir para o crescimento do bairro. Beneficiando os moradores oferecendo melhor qualidade de vida aos mesmos.

A associação de moradores argumenta que o bairro não necessita de progressos, já que a maioria dos moradores é da terceira idade. Talvez por esta razão, nas ultimas décadas o bairro não tenha tido olhos para o progresso e desenvolvimento.

Passo 2:

Em uma negociação reconhecer o estilo de negociar de outra parte ou pessoa, propicia prever ações e reações de comportamento, sendo que normalmente cada negociador tem um estilo que predomina e outro secundário.

Para MARTINELLI et aL., (2012) “no mundo dos negócios, tornou-se inevitável a busca por técnicas para transformar o profissional em um especialista capaz de prever como as pessoas podem reagir em determinadas situações e identificar a melhor maneira de lidar com cada tipo de negociador.no ambiente turbulento em que se encontram as empresas neste início de século, desenvolver habilidades para enfrentar situações de conflito tornou-se um diferencial representativo para os administradores que buscam o melhor acordo...”

Jorge apresenta um estilo confrontador, estilo este que contesta as questões envolvidas na negociação. Porém, é de acordo firme e duradouro, desde que exista a colaboração da outra parte, ou seja, compromisso mútuo.

Carlos Henrique apresenta um estilo restritivo, não apresenta muita cooperação, não se interessa em discutir alternativas que beneficiem a ambos. Impõe uma situação que seja favorável a ele.

A tática usada por Carlos Henrique foi ir à prefeitura e entrar com um manifesto, alegando que a instalação da gravadora irá perturbar a tranqüilidade dos moradores.

Já a tática usada por Jorge é investir em melhorias na vizinhança e geração de empregos. Transformar a qualidade de vida dos moradores, inclusive gerando emprego a comunidade.

Passo 3:

A analise dessa negociação esta sendo feita sob a abordagem sistêmica, ou seja, a gravadora vê a associação de moradores e o seu representante como um sistema, buscando melhoria para o bairro todo e não beneficiando apenas a associação de moradores.

Para MARTINELLI et aL., (2012) “mostrar como a visão sistêmica pode ser importante para tornar as negociações mais estratégicas, principalmente nas atividades empresariais. Ao torná-las mais abrangentes, dá-se um paço fundamental para também torná-las mais estratégicas, ou seja, mais voltadas para uma visão de longo prazo, buscando um relacionamento que seja duradouro e uma relação que possa entender se não plenamente, ao menos de maneira satisfatória, todas as partes envolvidas na negociação...”

As vantagens de um processo de negociação sob o enfoque sistêmico é justamente a possibilidade de identificar com maior clareza, os possíveis princípios que influenciam e causam impacto em uma negociação.

De acordo com Martinelli (2012) o planejamento é a etapa mais importante do processo de negociação. Através do planejamento é possível conhecer seus negócios, os seus oponentes, saber o que realmente se pretende com aquela negociação e como atingir os objetivos.

Objetivos da gravadora:

Com a instalação da gravadora o bairro poderá usufruir de uma melhor infra-estrutura como iluminação, sinalização, viabilização de retornos, melhorias na segurança e várias opções de entretenimentos e lazer em torno da sede da gravadora.

Estratégias:

• Instalação de academias ao ar livre com iluminação adequada para ser usada durante o dia ou à noite;

• Viabilização de retornos devidamente sinalizados;

• Rondas de seguranças da gravadora pelo bairro e instalação de câmeras na rua principal onde esta localizada o empreendimento.

• Shows com artistas renomados que serão clientes da gravadora.

• Repassar uma porcentagem de cada contrato fechado para associação de moradores.

Argumentos:

Com a instalação de academias no bairro, os moradores poderão se exercitar ao ar livre, sem custos. E além de cuidar da saúde poderão encontrar os amigos.

Com a viabilização de retornos, o transito ficará melhor e conseqüentemente acidentes serão evitados.

Como a gravadora dispõe de seguranças os mesmos poderão fazer rondas no bairro, evitando pequenos assaltos e roubos as residências e moradores. Melhorando também a segurança local com a instalação de câmeras em ponto estratégicos.

Oferecer a população do bairro e arredores show com renomados artistas. Visando projetos sociais e oportunidade de novos empregos.

A cada contrato que a gravadora fechar, uma parte do dinheiro será disponibilizada para a associação de moradores a fim de fazer melhorias no bairro.

Passo 4:

Clima organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com