TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE MATEMÁTICA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Alvarina Aparecida de Fátima da Costa

RA: 8962213945

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Renata Manfrin Schmidt

Leme/SP

2014

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre diversidade cultural e multiculturalismo. A diversidade cultural é uma das grandes preocupações que esta sendo discutida na Educação Brasileira, pois incentivando as crianças a conviverem com as diferenças teremos adultos que respeitaram ao próximo e as culturas que existem na sociedade.

O multiculturalismo descreve a existência das varias culturas na sociedade, é o reconhecimento das diferenças e da individualidade de cada um. As bases do multiculturalismo são questionamentos e reflexões sobre a sociedade e situações.

Desenvolvimento

Passo1

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

De acordo com a LDBEN 9.394/96 titulo II artigo 2 a educação é tanto dever da família quanto do estado, inspiradas nos princípios de liberdade nos ideais de solidariedade humana, tendo a finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho. No artigo 3 temos a indagação de que o ensino será ministrado com bases em alguns princípios. Abaixo alguns dos princípios:

I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

IV- respeito à liberdade e apreço a tolerância;

VII- valorização do profissional da educação;

XI- vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as praticas sociais.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Os parâmetros curriculares nacionais são referencias para o ensino fundamental e médio, garantindo o direito do conhecimento necessário para o exercício da cidadania, tem por objetivo dar apoio ao trabalho do professor tendo por função orientar e garantir investimentos no sistema educacional. Cada instituição deve montar seu projeto pedagógico adaptando o conteúdo à realidade social do local onde esta inserida.

O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países. A pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, das desigualdades.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

No ano de 2003 foi aprovada no Congresso Nacional a lei 10.639, que alterou a Lei das Diretrizes e Bases da Educação e tornou obrigatório o ensino da historia e cultura da África e das populações negras brasileiras nas escolas de todo país. Seu objetivo foi afirmar o direito à diversidade étnico-racial na educação, a superação da indiferença, da injustiça com que os negros, indígenas são normalmente tratados.

O ensino da historia e cultura afro-brasileira é desenvolvido na escola particularmente nas disciplinas Educação Artística, Literatura e Historia do Brasil, abrangendo desde iniciativas e organizações negras, historia dos quilombos, Palmares até os destaques e acontecimentos próprios de cada região, envolvendo o passado, o presente e o futuro.

Na cultura africana se destaca as contribuições do Egito para a ciência e filosofia ocidentais, as universidades africanas em pleno século XVI, as tecnologias da agricultura, a produção cientifica, artística, politica, denuncias de misérias e discriminações que atingem o continente são temas abordados.

É incentivado pelos sistemas de ensino pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visão do mundo, conhecimentos Afro-Brasileiro, indígenas para fortalecer e ampliar a educação brasileira.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

Ao professor é dada a tarefa de particularizar as situações de ensino oferecido às crianças, visando suas capacidades e conhecimento que possuem. Considerando que as crianças são diferentes entre si, torna-se necessário proporcionar uma educação baseada em condições que respeitem suas necessidades e ritmos individuais, enriquecendo a capacidade de cada criança.

Os assuntos abordados com as crianças devem ser desenvolvidos especificamente respeitando cada faixa etária, proporcionando a amplitude das diversas experiências em relação do trabalho proposto. É função do professor conhecer portanto os conhecimentos que as crianças possuem, mas não é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com