TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigos Científicos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Introdução..........................................................................................................3

2. Perfil dos Oponentes.........................................................................................4

3. Negociação das Partes (Associação dos Moradores x Gravadora)..................5

4. Conclusão..........................................................................................................8

5. Bibliografia.........................................................................................................9

1. Introdução

Implantação de uma conceituada gravadora de músicas, a ser implantada num bairro de classe média em uma cidade do interior de São Paulo.

Tendo a mesma, dificuldades de implantação devido às manifestações da associação de moradores, os quais alegaram que trará transtornos ao bairro.

Considerando as reivindicações dos moradores, os argumentos alegados pela gravadora em se instalar neste local e a obrigação da prefeitura de fiscalização e liberação da obra propondo assim uma negociação, visando benefícios para ambas às partes.

2. Perfil dos Oponentes

Passo 1:

Perfil dos Oponentes: Associação dos Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiências em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Os moradores do interior de São Paulo reclamam da suposta gravadora por motivo do barulho e o trânsito que formará na cidade devido aos artistas que frequentarão a cidade, mas eles esquecem que com a instalação dessa gravadora irá trazer muitas melhorias para a cidade, pois ela seria mais vista não só pelos moradores mais também pelos artistas que frequentarão a cidade e pela prefeitura que irá se preocupar mais no bem estar da cidade.

3. Negociação das Partes (Associação de Moradores do Bairro x Gravadora)

Passo 2:

Conforme modelo de Jung, as características e táticas usadas na negociação são:

• Estilo restritivo, cujas características são: Mão cooperativa, age de acordo com seus interesses e tem como táticas usadas na negociação: coerção, medo e ameaça;

• Estilo ardiloso, cujas características são: cuidadoso, acredita que o contato entre os negociadores deve ser evitado. Tem como táticas abstenção, adiamento e atraso;

• Estilo amigável, cujas características são: simpático, acredita no relacionamento de confiança. As táticas usadas são: cordialidade e paciência;

• Estilo confrontador, cujas características são: cooperativo e questionador.

Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas.

Com base nos estilos mencionados acima (conforme o modelo de Jung), podemos afirmar que: O Sr Carlos Henrique (Líder da Associação dos Moradores do Bairro) se enquadra no estilo restritivo, visto que, o mesmo é difícil de negociação, tem suas convicções com relação a possíveis problemas que poderão ser ocasionados devido a instalação da gravadora no bairro e usa isso como argumentos para impor medo e ameaça a outra parte da negociação.

O Sr Jorge Andrade (Gerente de Negociação e Porta Voz da Gravadora) se enquadra no estilo confrontador, pois tem a habilidade em negociar de forma a cooperar e buscar equilíbrio para que ambas as partes saiam ganhando.

Passo 3:

O objetivo da gravadora é se instalar no bairro e fazer com que os moradores vejam a gravadora como uma melhoria para o bairro sendo que esta gravadora é conceituada no mercado e possui tecnologia de ponta.

As desvantagens que os moradores não concordam são devido ao barulho, problemas no trânsito, com a segurança por se tratar de pessoas conservadoras.

Por se tratar de um bairro de classe média a gravadora poderá apresentar propostas de melhorias no bairro como, por exemplo, a melhoria no comércio, segurança, iluminação e também na valorização dos seus imóveis por ter muitos artistas gravando na gravadora e o progresso do bairro será inevitável.

Toda e qualquer obra por menor que seja ela tem uma grande representatividade, a visão da população agregando valor a cidade e fazendo com que a gestão seja lembrada pelos grandes feitos em prol do bem maior, a melhoria da vida das pessoas.

Passo 4:

A Gravadora possui uma liderança participativa, alguns funcionários serão remanejados com promoção para nova estrutura, isto irá afetar diretamente suas vidas pessoais, o clima na empresa é de ansiedade, pois os colaboradores criam grandes expectativas com a mudança de ares.

Se a negociação não chegar a acontecer, os colaboradores ficariam desapontados, pois não teriam suas promoções realizadas, ainda obteriam um grande prejuízo econômico quando muitos deles já venderam suas propriedades e imóveis com intenção de comprar outro na localidade a qual será instalado a Gravadora. Com isso a produção cairia muito mais, pois só de receberem a noticia do manifesto dos moradores a produção já caiu. Se não houver esta negociação haveria bastante demissão e até rescisão de contrato.

Passo 5:

A nossa gravadora é uma empresa de grande porte, onde as pessoas que a frequentam tem uma imagem a zelar, assim como a empresa são elas:

• ACESSORIA;

• JORNALISMO;

• PROGAGANDA;

• MARKETING;

• PUBLICIDADE;

• PRODUÇÃO CULTURAL.

O que a torna, por obrigação civilizada. Exemplo disso são os Estados Unidos, que por sua vez as maiores gravadoras são empresas familiares.

É justamente um ambiente calmo, seguro que nós necessitamos para desenvolvermos o nosso trabalho, isso explica o nosso interesse nessa cidade. Prova disso eu convido alguns dos moradores para visitar alguns de nossos estúdios para constatar a nossa tecnologia que impedi o som de se propagar. E afirmo que essa é a empresa que mais se preocupa com a perturbação da ordem publica.

Não há como fugir do progresso, mais cedo ou mais tarde ele vai chegar aqui e negociar com a gravadora será a melhor das opções mesmo porque nós temos grandes projetos para o desenvolvimento da cidade, serão muitos os funcionários que vão residir nessa cidade, assim estaremos juntos a comunidade reivindicando a prefeitura que:

• Organize o trânsito;

• Os retornos;

• Colocando mais sinalizações;

• Faixas de pedestres;

• Não se esquecendo da iluminação que é essencial para a nossa segurança e a imagem da gravadora.

Pense em quantas pessoas poderão ser prejudicada por um mero capricho. Quantos funcionários perderão seus empregos. Quantos dos seus filhos ou netos que poderiam trabalhar do lado de casa, ou até mesmo descobrir talentos, vocações, realizar sonhos como ser um grande cantor, compositor, pois acima de tudo somos cultura.

Pensando no bem maior, a comunidade resolveu acatar a proposta da gravadora, após algumas visitas aos estúdios e depois de muitas discursões entre eles o feedback foi positivo para ambas as partes.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »