TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

É perceptível que Uberlândia tem atraído a cada ano um maior número de novos moradores, tendo como razão para esse movimento migratório, além de

suas belezas naturais, a qualidade de vida considerada como uma das

melhores do Brasil.

Estes novos habitantes, oriundos das grandes metrópoles, estão acostumados com lojas de departamentos e atendimentos personalizados; com isso, o comércio varejista uberlandense obriga-se a promover transformações em relação ao profissionalismo do atendimento assim como na qualidade de

produtos e serviços oferecidos.

As lojas especializadas na venda de produtos destinados à alimentação animal, ao comércio de produtos veterinários, consultório veterinário e salão de beleza para pequenos animais, conhecidas como “Pet Shop” e inclusive sendo assim classificadas pela prefeitura municipal de Uberlândia, apresentaram um intenso desenvolvimento nos últimos anos, na medida em que as pessoas, cada vez mais, estão adquirindo animais de estimação com o intuito de suprirem a necessidade de companhia.

As lojas “Agropecuária Rótula” localizada no bairro Capoeiras e a “Pet Shop Super Trato” localizada no bairro Pampulha, efetivaram uma fusão sem, no entanto, possuírem um bom plano de negócio. Este fato, lamentavelmente, aumenta a possibilidade de o empreendimento não lograr êxito. Mesmo assim o faturamento das respectivas lojas aumentou em razão de uma melhor relação com os clientes e da prática de melhores preços, sendo possível pelo fato de as compras serem realizadas em grandes quantidades para ambas as lojas, resultando, com isso, em um maior poder de barganha.

O fato, entretanto, de não haver um plano de

negócio e ainda assim obter sucesso não é algo muito comum no mercado brasileiro. De acordo com o SEBRAE muitas empresas investem sem possuir um bom plano de negócios e mais de 50% destas deixam de existir até o final do 3° ano de vida.

No ambiente atual de competitividade dos negócios, os clientes

demonstram cada vez maior exigência, obrigando as organizações a que aspiraram a conservar sua estabilidade e a se adaptarem às suas exigências.

Por esse motivo, diversas empresas buscam dar maior atenção à qualidade dos serviços prestados e melhor exposição dos produtos aos clientes.

Os serviços de qualidade oferecidos aos clientes representam um diferencial competitivo, na medida em que se apresenta a possibilidade de construir um relacionamento com os mesmos, buscando a fidelização.

O plano de negócio é utilizado para a apresentação da empresa e do ramo de seu negócio. Com esta ferramenta de gestão torna-se possível planejar e decidir sobre o futuro da empresa. A partir dele, é plausível identificar os riscos e sugerir alternativas para minimizá-los ou até evitá-los; identificar os pontos considerados fortes ou fracos em analogia à concorrência

e ao ambiente de negócio em que a empresa opera; reconhecer seu mercado e determinar estratégias de marketing para seus produtos e serviços; avaliar o comportamento financeiro do empreendimento, considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com