TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Pedagogia 1ª Serie

Estrutura e Organização Brasileira e Educação e Diversidade

Mirely de Oliveira Martins RA: 8906170955

Tutor: Boaz Tavares Lima

São Luis – Ma 24/04/2014

Introdução

Este trabalho tem a intenção de refletir sobre a diversidade Cultural nas escolas.

As consequências dessa interação nas culturas bem como os desafios que se colocam aos professores e quais as estratégias que se podem ou não utilizar em relação as suas praticas educacionais para o cal matar certas dificuldade que possam sugerir para facilitar uma maior integração de alunos de diversas origens culturais nos estabelecimento de ensino.

O multiculturalismo é um tema muito atual e permite, tanto na sociedade, bem como no contexto escolar. O docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, pratica e formação influencia no processo educativo, podendo favorecer ou mesmo criar obstáculo ao desenvolvimento de competência e capacidade de cada um.

Um conhecimento aprofundado da escola e do meio em que esta se insere, deve ser dos primeiros passos para garantir uma boa educação multicultural, onde a informação relativa aos alunos dessa escola possa ser utilizada na organização da mesma, valorização a pedagogia diferenciada e a flexibilidade curricular, imprescindíveis para a aprendizagem e sucesso escolar pretendido pelos docentes e pela própria escola.

O objetivo desse trabalho é fazer uma analise sobre as praticas pedagógicas dos docentes, que permita perceber o que pode e o que está a ser feito, para receber e integra crianças de nacionalidades e culturas diferentes na sala de aula e mostrar que a diversidade pode ser uma mais-valia para todos os intervenientes do processo educativo.

A mitologia apitou-se pela esta temática, a docentes que tivessem, na sala de aula, crianças de diferentes nacionalidades e consequentes origens culturais.

Os professores concordam que as praticas docentes são determinantes, pois, se estas não forem as mais corretas, poderão contribuir para uma perda de raízes do grupo minoritário que se tem na sala, uma vez que misturado com a cultura dominante.

Quanta diversidade e flexibilidade já existem no currículo escolar e são boas soluções para ultrapassar certas divergências e proporcionar uma melhor inclusão destas crianças.

Relativamente, as ações de formação sobre o multiculturalismo é ainda há muito por fazer, pois apesar de uma grande maioria dos docentes acham de grande importância a realização destas, por considerar uma ajuda na sua pratica pedagógica e um fator facilitador de integração na sala de aula, ainda poucos professores frequentam ações deste tipo.

Entendemos, portanto que as propostas associando o multiculturalismo e educação devem se situar em um contexto mais amplo do ar as urgências políticas tem imposto, pois ao contrario de propiciar uma formação adequada, pode-se simplesmente privilegiar uma formação sem nenhum compromisso político, social e cultural com a diversidade.

DESAFIO PROFISSIONAL

Passo 01

Documentos Principais Aspectos Abordados nos Documentos Relacionados ao Respeito às Diversidades e ao Multiculturismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Lei n° 12,796 de 2013. O ensino será ministrado com base.

O dever do Estado com a educação escola publica será efetivado mediante a garantia dos 4 aos 17 anos de idade.

Lei n° 12.287 de 2010. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Lei n°12.061 de 2009. Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio que o demandarem, respeito o disposto no art. 38 desta lei.

Lei n°10.870 de 2004. Autorizar Reconhecer, Credenciar, Supervisionar, Avaliar, Respectivamente, os Cursos das Instituições de Educação Superior e os Estabelecimentos do seu Sistema de Ensino.

Lei n°10.709 de 31.7.2003. Assumir o Transporte Escolar Dos Alunos da Rede Estadual e Municipal.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Ensino Fundamental de 1ª a 4ª serie

Volume 01. Introdução aos PCN

Volume 02. Língua Portuguesa

Volume 03. Matemática

Volume 04. Ciências Naturais

Volume 05. História e Geografia

Volume 06. Arte

Volume 07. Educação Física

Volume 08. Apresentações dos Temas Travessam e Ética

Volume 09. Meio Ambiente e Saúde

Volume 10. Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racionais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

- Ampliação do foco do currículo escolar

- Consciência histórica e política da diversidade.

- Fortalecimento de identidades e direitos.

- Ações educativas de promoção da igualdade ético-racial.

-Disponibilizar o parecer.

- Construir uma bibliografia e projetos.

-Estabelecimentos parcerias.

- Exigir compromisso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com