TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução.

Administrar uma empresa ou uma organização, atualmente e futuramente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de administração, como planejar, organizar e controlar e orientar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de sabedoria. A compreensão do comportamento do indivíduo e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com poder e liderança, processos de grupo e estruturas, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, uma poderosa ferramenta em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas técnicas e teorias de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja

rigoroso e sistemático, é preciso salientar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Definição do problema e objetivos.

No Desafio Profissional você deve produzir um relatório contendo o diagnóstico organizacional e as ações para resolução dos problemas identificados.

Desenvolvimento do diagnóstico da empresa a partir dos conhecimentos adequados durante as aulas das disciplinas Processos Gerenciais e Matemática.

Produzir um relatório contendo o diagnóstico organizacional e as ações para resolução dos problemas identificados.

A empresa escolhida para esse diagnóstico foi a TUDO SERVICE COMERCIO E IMPORTACAO DE PECAS LTDA. Situada na cidade de São Bernardo do Campo - SP, com autorização do próprio proprietário e de seus gerentes.

A empresa pode ser considerada uma microempresa, ela possui no total de 19 funcionários ou colaboradores.

A empresa atua no ramo de prestação de serviços na área de assistência autorizada pela fabrica, sendo a fabrica o grupo multinacional MABE da

qual pertence às marcas CONTINETAL, GE, BOSCH, DAKO no seguimento da linha branca (fogões, refrigeradores, lavadoras de roupa e etc.).

A empresa alem de prestar serviço de manutenção nos produtos da linha com técnicos especializados, também vende pecas e acessórios para os produtos da linha branca diretamente aos clientes.

Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechas com múltiplas escolhas a todos os colaboradores da empresa com já dito com autorização do proprietário e gerentes com somente uma exigência maquiar o nome da empresa e de seus colaboradores para não criar um clima desfavorável na empresa.

Análise Geral.

Aplicado o questionário chegamos as seguintes conclusões sobre as seguintes dimensões:

- ESTILO DE LIDERANCA;

Sobre o estilo de liderança podemos dizer que não a um modelo especifico, mas quase fica caracterizado a “liderança autocrática”, que apesar de existir uma gerencia até ela fica restrita as ordens do proprietário da empresa causando um clima negativo em todos os colaboradores.

Alem de quase não existir a comunicação entre os níveis estratégico, tático e operacional tornando a empresa num tipo de “Torre de Babel”

- CLIMA ORGANIZACIONAL;

É um clima muito ruim, não a uma cultura de promover o crescimento e

desenvolvimento profissional dos colaboradores deixando esses muito desmotivados e inseguros com o futuro da empresa e pessoal gerando um comodismo entre os colaboradores.

- FUNDAMENTOS DA ORGANIZACÃO;

Não uma missão definida na empresa a não ser trabalhar de acordo com que a fábrica estipula, que são o atendimento ao consumidor final do produto no caso os eletrodomésticos. E quanto ao planejamento estratégico para o futuro não a uma vontade de expandir tendo um cenário muito reduzido ao futuro dos negócios e suas interligações ficando assim quase sem objetivos a não ser os estipulados pelo fabricante e engessando o futuro da empresa.

-PRINCIPAIS PRODUTOS/SERVICOS;

O único serviço da empresa como relatado antes é o atendimento ao consumidor de uma certa região estipulada pela fabricante dos produtos, e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com