TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera Travessa São Pedro, 417 – Belém/Pa

Curso:

Ciências Contábeis 1º Semestre

Disciplinas:

Técnicas de Negociação

Gestão do Conhecimento

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Aluno: Gesse Gomes do Nascimento Junior

RA: 8528975793

Titulo:

Proposta de Negociação Sistêmica

(Gravadora X Associação de Moradores)

Tutor:

Augusto Marinho

Belém 02 de Junho de 2014

INTRODUÇÃO

Através dos estudos realizados ao longo do bimestre nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional este trabalho tem como pretensão a criação de um planejamento/proposta para uma negociação entre duas partes, com objetivo de solucionar um conflito, gerado por seus interesses e viabilizar uma solução benéfica a ambas através de uma análise sistêmica para este estudo de caso.

Estudo de Caso:

Gravadora Levita Music do Brasil X Associação de Moradores do Bairro Canaã

A conceituada gravadora de grande porte Levita Music do Brasil deseja se instalar no bairro de classe média Canaã na cidade de Promessa de Deus no interior do Estado de São Paulo devido a vários fatores como logística, ambientação e custos.

Ao saber da notícia os moradores, através da Associação do bairro representada na pessoa de seu líder o Sr. Carlos Henrique, entraram com um pedido junto à prefeitura do Município para impedir as novas instalações. Alegando que a mesma irá perturbar a tranquilidade dos moradores, devido ao barulho, trânsito e a segurança devido à movimentação de artistas na localidade. A prefeitura, como canal de mediação, então entrou em contato com a gravadora informando a situação e solicitando assim um representante para negociar com os moradores. O porta-voz da gravadora deverá apresentar uma proposta de negociação, onde terão um prazo de até 45 dias.

Uma reunião prévia deverá ser realizada em até 20 dias para a apresentação das primeiras propostas de negociação. A prefeitura fará um acompanhamento das negociações para prosseguir com a liberação ou não da obra. O gerente de negociações, Sr. Jorge Andrade como porta-voz da gravadora foi designado a dar início às negociações. Do lado dos moradores, o Sr. Carlos Henrique como líder da associação de moradores ficará responsável pela negociação com a gravadora, e já iniciou a coleta de informações com o objetivo de elaborarem uma proposta a ser apresentada na primeira reunião prévia.

Para se iniciar a análise e planejamento neste estudo de caso serão estabelecidos a seguir: o mapeamento do perfil dos negociadores; suas habilidades segundo o modelo Jung relativo a seus estilos, características e táticas utilizadas na negociação.

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro Canaã

Líder: Sr. Carlos Henrique.

Formação: Administrador.

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora.

Alegação: Perturbação da ordem Pública.

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

O Bairro em questão é de classe média, tem apenas cinco anos de formação na cidade e é notório e visível que necessita de muitas melhorias e infraestrutura como: iluminação, sinalização, viabilização de retornos, uma que o mesmo fica as margens de uma grane rodovia estadual. Por ser uma cidade do interior, a associação dos moradores adotam um perfil conservador e que preza a tranquilidade e comodidade.

Perfil do Negociador - A Gravadora Levita Music do Brasil

Negociador: Sr. Jorge Andrade.

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável.

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Nossa gravadora é uma empresa bem conceituada no mercado reconhecida mundialmente por sua capacidade de inovar e também pelo compromisso com a sociedade, busca sempre o bem estar de seus colaboradores e da população no qual está inserida, tem bem definhada sua responsabilidade com meio ambiente.

A gravadora também é líder no mercado de música contado com 15 filiais em diversos lugares do país conta, com um quadro bem significativo de colaboradores além de diversos clientes bem sucedido no senário artístico. Que alias pretende investir em melhorias na região escolhida como nova sede da empresa.

HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES

Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade. Para ser um bom negociador necessário é que se desenvolvam algumas habilidades essenciais:

• Concentrar-se nas ideias.

• Discutir as proposições.

• Ter objetividade no equacionamento dos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com