TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

O autor enfatiza que as características das carreiras podem se sobrepor, apesar da prevalência de uma delas em cada tipo apontado.

1)Carreira do tipo burocrático é idealizada pela divisão elaborada do trabalho, rígida hierarquia de papéis e de estatutos, regulamentação onipresente, centralização do poder e impessoalização das relações. A cada nível está atrelado um grau de responsabilidade, um certo salário e vantagens sociais formalmente definidas (CHANLAT, 1995). Para, Kanter (1997) “ o crescimento se dá por promoção a uma posição mais alta, que traz maiores benefícios, enquanto o progresso ocorre quando há deslocamento dentro de um mesmo nível hierárquico; ” 2)Carreira do tipo profissional, centrada em saber da especialização, da profissão e da reputação. O avanço nessa carreira se faz no interior da disciplina profissional, à medida que o conhecimento e a experiência vão se acumulando. “A mobilidade é maior, pois seu recurso central é a especialização reconhecida enquanto que o desenvolvimento e avanço profissional dependem também da própria natureza do trabalho (CHANLAT, 1995); “ 3)Carreira do tipo empreendedor é fundamentada na capacidade de inovação e criação de novos produtos e serviços. No século XIX, esta carreira é constitutiva da sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual.; 4)Carreira do tipo sociopolítico é baseada nas habilidades sociais e no poder das relações de que uma pessoa dispõe. Tem como elemento chave o capital de conhecimentos, de relações e de pertencimento a um nível social bem estruturado e entendido. Este tipo de carreira é mais presente em empresas familiares, organizações comunitárias ou do terceiro setor; 5) Existe ainda o tipo de carreira proteana, “em alusão ao Deus Proteu da mitologia grega, que possuía a habilidade de mudar de forma ao comando de sua vontade “ (HALL, 1996 apud MARTINS, 2001). Este tipo de carreira, o colaborador consegue se ajustar às demandas do ambiente, mas com consciência dos seus objetivos individuais.

Parecidas ao conceito dos tipos de carreira apresentados por Chanlat (1995) anteriormente,

Kanter (1997) também classifica três tipos de carreira. São eles o tipo corpocrático, o profissional e o empresarial.

A carreira corpocrática tem sua lógica definida pela promoção, pela busca por posição mais alta, por ser sinônimo de progresso na hierarquia da empresa. Neste tipo de carreira todos os elementos ligados às oportunidades de desenvolvimento como treinamento, responsabilidade, influência, dentre outros, estão ligados ao cargo que se ocupa. O gestor em uma corpocracia, acumula capital organizacional, portanto, o conhecimento de uma determinada empresa, suas tradições e políticas, como seu principal ativo de carreira (KANTER, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com