TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO PROFISSIONAL

Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.

Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Carlos Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta.

O bairro é de classe média, tem apenas cinco anos de formação na cidade e

ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.

Diante do contexto acima e utilizando minha criatividade, construirei um planejamento para esta negociação, me colocando no lugar do negociador - Sr. Jorge, visando apresentar a proposta dentro do prazo pré-estabelecido pela prefeitura em duas etapas: 20 dias – reunião prévia e 45 dias – negociação final.

O meu Desafio Profissional é justamente colaborar na criação de planejamento/proposta para negociação entre as duas partes com objetivo de solucionar um conflito e trazer benefícios às partes envolvidas através da negociação sistêmica. Farei uma análise dos impactos que tal conflito provocará no ambiente organizacional, no comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, bem como nos moradores do bairro. Avaliarei o processo de comunicação e darei feedback sobre as mudanças e melhorias conquistadas também fazem parte deste processo.

Para construir o meu Desafio Profissional será necessário seguir os seguintes passos:

Passo 01

Neste passo você deverá inserir o mapeamento do perfil dos oponentes da negociação, perfil do negociador da gravadora e as informações relevantes das partes:

Associação dos moradores X Gravadora.

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3 ª idade.

Estímulos de Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador – A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Passo 02

Mapeamento das habilidades essenciais dos Negociadores segundo modelo de Jung:

De acordo com o modelo de Jung, os moradores do bairro, representados pelo senhor Carlos Henrique, adotam o estilo restritivo, que tem como característica ser não cooperativo e agem de acordo com seus próprios interesses sem levar em consideração as necessidades da outra parte, no caso a Gravadora, usam como tática a coerção, o medo e ameaça. Devido ao estilo adotado, o líder e negociador da Associação de Moradores do Bairro, Sr. Carlos Henrique não está de acordo com a construção da nova Gravadora, considerando que com sua nova instalação perturbará o bem estar dos moradores devido ao barulho, o trânsito ficará mais carregado devido a maior quantidade de veículos a circular e a segurança será afetada. Esses problemas são agravados, segundo a opinião dos moradores, pois o bairro deixará de ser residencial e sendo a maioria pessoas de 3ª idade, todos apreciam a tranquilidade. Alem disso alegam que o bairro não necessita de progressos advindos deste empreendimento.

A associação de Moradores de acordo com seus interesses justifica sua posição de ser contra a nova construção por transtornos irrelevantes (barulho, trânsito e ameaça da segurança), em comparação às vantagens que serão trazidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com