TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Diante a busca da permanência no mercado o plano sucessório das empresas familiares deve representar para essas organizações uma tomada de decisão planejada e coerente.

A empresa familiar está diretamente vinculada ao processo sucessório, portanto deve haver profissionalismo da sucessão empresarial onde o sucessor deve possuir características empreendedoras necessárias e conhecimento da empresa que passará a administrar. Pois os sonhos e objetivos dos filhos nem sempre são os mesmos dos pais, precisa-se de que se goste do que se faz pra que seja alcançado o melhor para empresa no processo de sucessão.

Mudanças nos cenários de mercado e de negócios são cada vez mais constantes, nota-se, no entanto que exigi-se muito da dedicação e conhecimento pra poder se manter em mercados cada vez mais competitivos.

Em meio a esse cenário as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas pra conseguir se manterem em seus respectivos segmentos de negócios sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

Dentre os vários riscos que se defronta uma empresa familiar ao longo de seu período de vida o processo de sucessão familiar é um dos maiores e mais fatais.O processo de sucessão em uma empresa familiar pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto a parte financeira dos negócios quanto lado emocional.

"Segundo Domingos Ricca,consultor especialista e autor de vários livros sobre o tema,a realização de um planejamento sucessório é uma das melhores maneiras de se assegurar a perpetuação de um negócio..

PASSO 01

A Indústria de Bebidas Pira

A Indústria de Bebidas Pira,um exemplo de empresa familiar que trabalha no ramo de bebidas alcoólicas na região metropolitana de São Paulo e que tem seu fundador o Dr.João Barroso é uma empresa familiar de sucesso no segmento de bebidas,mas que passa por uma crise de gestão,pois seu fundador sentindo já o peso da idade,decidiu que pretende se aposentar e transferir a gestão da empresa pra seus filhos Paulo e Iran,sendo que os mesmos desempenham funções gerenciais em todas áreas da empresa,determinadas de acordo com orientações de Dr.João.

Processo Sucessório

Para que ocorra um processo sucessório eficaz é preciso que haja planejamento,pois o mesmo é um ponto mais que vital para a sobrevivência da empresa,sendo necessário o envolvimento de todos,tanto o sucedido,o sucessor,a familia e a própria empresa também.Portanto o Doutor João deverá antes a sua saída definitiva da empresa dar melhor suporte junto com consultoria externa,esta mesma sugerida tal para facilitar uma melhor análise de escolha de um futuro sucessor pra empresa junto a seus filhos Paulo e Iran e também à possíveis sucessores dentre os setores da indústria de Bebidas Pira,deixando de forma bem clara se o futuro sucessor tem mesmo foco e prioridade a continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa visto ao fato de que os mesmos já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral,mas que se mostra necessário a esse processo aprimoramento e capacitação para continuidade dos negócios da indústria de Bebidas Pira.

Plano de Sucessão para Indústria de Bebidas Pira

"“A empresa e a família só sobreviverão e se sairão bem se a família servir à empresa. Nenhuma “das duas se sairá bem se a empresa for dirigida para servir à família” (Peter Druker).

Portanto pra que haja um bom desenvolvimento do plano de sucessão familiar à indústria de Bebidas Pira,será necessário que a consultoria externa e o fundador da empresa atue juntamente aos setores que envolvem a empresa de uma forma geral,sendo que junto com a empresa enfatize no sucessor desde a escolha uma estrutura voltada a busca por adequação e formação acadêmica melhorada ao perfil da empresa e do mesmo,ao diálogo e que implante um sistema de gestão voltada a governança corporativa,pois o mesmo envolve melhor os relacionamentos entre Acionistas / Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal,aumentando valor da sociedade,facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a perenidade da empresa.

Competências e Habilidades Identificadas

Nº Competências e Habilidades Paulo Iran

1. Relacionamento interpessoal X X

2. Gestão de pessoas X X

3. Foco nos resultados X -

4 Pro atividade X -

5. Liderança X -

6. Criatividade - X

7. Boa comunicação X -

8. Flexibilidade - X

9. Capacidade de negociação X -

10. Visão estratégica X X

11. Capacidade de trabalhar em equipe X X

12. Comprometimento com a empresa X X

Tabela : Legenda: (X) competências e habilidades identificadas; (—) deficiência de competências e habilidades.

PASSO 02

Competências e Habilidades Deficitárias

A indústria de bebidas Pira passa por uma crise de gestão, pois o Dr. João decidiu anunciar em assembléia que pretende se aposentar e transferir para seus filhos Paulo e Iran as responsabilidades da gestão da indústria. Durante a consultoria realizada na Indústria de bebidas Pira procurou-se traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Os dados analisados são de extrema importância para se obter sucesso na nova gestão. A tabela 1 mostra as 12 competências e habilidades inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Foram constatadas que os dois possuem habilidades para se tornarem gestores da empresa, porém Paulo e Iran possuem algumas deficiências que talvez possam se tornar competências, desde que desenvolvidas para que possam se aperfeiçoar. A tabela mostra as competências e habilidades deficitárias identificadas, inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Iran possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com