TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Pag.

RESUMO.........................................................................................................................01

INTRODUÇÃO...............................................................................................................02

PROCESSO EMPREENDEDOR....................................................................................03

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES........................................................................04

ÉTICA EMPRESARIAL E CULTURA CORPORATIVA............................................05

FALTA DE ÉTICA GERA GRANDES PREJUÍZOS....................................................06

EMPREGABILIDADE: CENÁRIO ATUAL.................................................................07

CARREIRA: TRAÇANDO UM CAMINHO PROFISSIONAL....................................08

CONCLUSÃO.................................................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................10

RESUMO

Podemos considerar, em breves palavras, que Empreendedorismo trata-se de empreender, saber identificar novas oportunidades e transforma-las em um negócio lucrativo, dessa forma um bom empreendedor é responsável em fazer a empresa gerar lucros. É importante ressaltar que o empreendedor deve ter iniciativas, paixão pelo que faz, habilidades e competência para criar, abrir negócio, gerando resultados positivos.

Entretanto, a ética é um dos aspectos de estrema importância para resultados positivos dentro de um empreendimento. Ética trata-se de um conjunto de valores, morais, princípios e conduta humana. A mesma é construída pela sociedade baseada em valores históricos e culturais. É ela quem determina quem somos tanto como pessoas quanto profissionais.

1

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer mais do que funções básicas, tem que saber como planejar, organizar e controlar. Costumamos definir o empreendedor como alguém que sonha e busca transformar o sonho em realidade, é fato que o empreendedorismo vem se configurando como o grande combustível do desenvolvimento dos tempos atuais (DORNELAS, 2012).

Sendo assim iremos abordar neste projeto os seguintes temas:

• O Processo Empreendedor;

• Identificando Oportunidades;

• Ética Empresarial e Cultura Corporativa;

• Falta de Ética Gera Grandes Prejuízos;

• Empregabilidade: Cenário Atual;

• Carreira: Traçando um caminho Profissional.

Bem como o tema que foi desenvolvido no Desafio Profissional, que teve como base elaborar um Plano de Negocio para viabilizar um empreendimento, visando resultados a curto, médio e longo prazo. Destaca-se a importância de cada um dos temas visando à compreensão e a importância dos mesmos, com citações de alguns livros e autores.

2

PROCESSO EMPREENDEDOR

Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos. Podemos compreender o processo em quatro etapas: Identificar e avaliar a oportunidade, Desenvolver o plano de negócios, Determinar e captar os recursos necessários e Gerenciar a empresa criada.

Identificar e avaliar a oportunidade: Esta etapa é considera a mais difícil no processo empreendedor, pois é preciso identificar e analisar oportunidades, tais como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto (DORNELAS, 2008).

Desenvolver o Plano de negócios: Esta etapa pode ser considera a que exige mais trabalho, pois o plano de negócios é uma das partes mais importantes do processo empreendedor. O Plano de Negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e um modelo de negócios que sustenta a empresa (DORNELAS, 2008).

Determinar e captar os recursos necessários: É necessário que o empreendedor utilize sua capacidade de habilidade de negociação e planejamento, para encontrar e relacionar melhores alternativas de financiamento para seu negocio. Essas alternativas de financiamento podem ser feitas de varias formas e fontes distintas sendo elas: Bancos, Economias Pessoais ou até Familiares e Amigos (DORNELAS, 2008).

Gerenciar a Empresa criada: Esta pode parecer a mais fácil das quatro etapas, pois já foi identificada a oportunidade, criado o plano de negocio e relacionado à fonte de financiamento. Porem não é como se parece, pois o empreendedor tem que tomar uma serie de medidas para que sua empresa seja bem gerenciada, medidas estas como reconhecer suas limitações, formar uma boa equipe de colaboradores, desenvolver ações que diminuam os problemas e aumentem os lucros (DORNELAS, 2008).

Timmons (1990) afirma que "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que foi a revolução industrial para o século XX".

3

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

As oportunidades surgem e geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com