TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Apresentação.........................................................................................................

Introdução

Estrutura Organizacional do Hoterdan Hipermercado

Plano de ação para o Nível Estratégico e Tático...................................................

Plano de ação para o Nível operacional................................................................

Conclusão..............................................................................................................Referências Bibliográficas

APRESENTAÇÃO

As empresas em geral passaram a enfrentar uma nova realidade: o fim dos fabulosos ganhos no mercado financeiro e o acirramento da inflação, decorrente do processo de globalização. O mercado tornou-se mais dinâmico e mais disputado, caracterizado pela reestruturação das telecomunicações e as novas tendências decorrentes da gestão de conhecimentos. Os modelos gerenciais e as novidades tecnológicas são rapidamente imitados e transmitidos, entretanto, a cultura empresarial continua inapta, própria de cada companhia.

No varejo não é diferente. Genericamente, pode-se afirmar que a cadeia varejista se enquadra em todos os seus ingredientes na dinamicidade que o mercado vem apresentando. Por ter contato direto com o consumidor final, possui a capacidade de assimilação da necessidade de evolução e inovação que exigem os consumidores desta nova era. Pequenas vantagens operacionais são capazes de gerar enormes diferenças competitivas, fato verídico no varejo, atividade caracterizada por baixas de lucro em quase todos os seus segmentos. Como resultado, índices de perdas antes considerados irrelevantes por sua irrisória expressão em relação aos valores globais da empresa, tornaram-se fonte de grande preocupação e oportunidade de maximização dos lucros por parte de gestores, que ainda hoje encontram dificuldades para identificar seus impactos danosos nos resultados finais dos negócios.

Os principais problemas enfrentados pelos varejistas são a falta de padronização de procedimentos operacionais, falta de controle na entrada e saída de mercadorias, além de ausência de metodologia para realização de inventários consistentes.

INTRODUÇÃO

Organização é uma das principais funções da gestão que engloba: o planejamento, organização, direção e controle.

A estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

A estrutura organizacional funciona como a espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula todas as suas partes integrantes. Refere-se à configuração dos órgãos e equipes da organização. Ela constitui uma ferramenta que o administrador pode utilizar com a finalidade de harmonizar os recursos para que as coisas sejam feitas através da estratégia estabelecida.

Dentro de uma organização existe a necessidade de uma ordem hierárquica.

Conceituando hierarquia designamos uma organização na qual um elemento é subordinado ao elemento que ocupa posição imediatamente acima da sua. Para determinar o tipo de estrutura organizacional que melhor se adapta é necessário considerar os objetivos da organização.

Benefícios de uma estrutura adequada:

Identificação das tarefas necessárias;

Organização das funções e responsabilidades;

Informações, recursos e feedback aos empregados;

Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos;

Condições motivadoras.

Partindo desses conceitos apresento uma possível solução ao que foi proposto neste desafio profissional.

O Hoterdan Hipermercado é uma empresa regional na área varejista de alimentos com atividades no interior de São Paulo/SP que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos se tornando assim um hipermercado. Após o encerramento de sua reunião trimestral, a diretoria executiva da empresa varejista de alimentos Hoterdan – Hipermercados, verificou que os lucros da empresa estavam caindo há quatro trimestres consecutivos, as vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.

A consultoria contratada utilizou oito semanas analisando operações da empresa. Todos os colaboradores foram entrevistados, do presidente ao operacional. Encerrados os levantamentos e análises, um relatório de 180 páginas foi entregue à diretoria da empresa foi concluído que:

“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando sobre problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”

Através do relatório feito pela empresa de consultoria, ficou evidente que existe uma deficiência na estrutura organizacional do Hoterdan Hipermercado. Visando uma melhoria no processo produtivo e a implantação de um novo modelo, foi desenvolvido um organograma que visa descentralizar a gestão e define melhor as posições hierárquicas necessárias para que a organização alcance êxito.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com