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Por:   •  23/10/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

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ETAPA 3

Aula-tema: Vetores e Matrizes. Modularização.

Esta atividade é importante para que você conheça os conceitos de vetores, matrizes, operação com vetores e matrizes, conceitos de modularização de programas através de funções.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

1. Fazer a leitura individual de: Tipos Estruturados. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QN1JyTy0xaU9tVTA/pr

eview>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios de utilização e operação de Vetores e Matrizes.

Leitura realizada

2. Fazer a leitura individual de: Introdução à Programação de Computadores para Cursos de Engenharia e de Automação. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QRTM1bVBOYllSYlk/preview>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios de Modularização e

Decomposição de Programas.

Leitura realizada

3. Fazer a leitura individual dos capítulos 5: Funções e 7: Matrizes e Strings do livro texto da disciplina de Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 106 a 155; p. 185 a 215) focando a leitura em Modularização de programas, Declaração de Funções e Declaração de Matrizes.

Leitura realizada.

Passo 2 (Equipe)

Fazer a discussão do conteúdo do texto lido e registrar as informações pertinentes, para serem utilizadas na produção do relatório, com programas e análises de qualidade e complexidade, com destaque para:

• Definição de Vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo.

Vetores (arrays em inglês) são tipos homogêneos, isto é; formados por um conjunto de elementos, onde todos os elementos do conjunto são de um mesmo tipo, onde cada variável pode armazenar uma informação diferente, mas todas compartilham o mesmo nome. Para a representação geométrica das grandezas vetoriais criou-se um ente geométrico chamado vetor que é representado por um segmento de reta cujo comprimento seja proporcional à intensidade da grandeza representada, que tenha a mesma direção e mesmo sentido da grandeza.

Exemplo: força e velocidade. Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes. O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a ).

Portanto, declaramos vetores de maneira muito semelhante à declaração de variáveis normais. A única diferença é que depois do nome da variável deve ser informada a quantidade de elementos do vetor. Para declarar um vetor chamado vetor, com cinco elementos inteiros, escrevemos:

Int vetor[5];

Note que a quantidade de elementos de um vetor não pode ser alterada depois que o vetor for declarado. Da mesma maneira que podemos inicializar uma variável junto com sua declaração, podemos usar as chaves ({}) para inicializar um array.

int vetor[5] = {17,42,9,33,12};

• Implementação de Vetores e Matrizes em Linguagem C.

Matrizes são tipos especiais de vetores, vetores multi-dimensionais, onde os elementos podem ser acessados através de dimensões, 2 ou mais.

A matriz mais comum é a de duas dimensões (linha e coluna), por se relacionar diretamente com a utilização de tabelas. Matrizes de 2 dimensões são mais comuns, mas podem ser necessárias, em algum momento, matrizes de 3 ou mais dimensões.

Uma matriz de 2 dimensões estará sempre fazendo menção a linhas e colunas e será representada por seu nome e tamanho. Dessa forma, uma matriz Tabela [3,4] indica que tem 3 linhas e 4 colunas.

• Vantagens e Limitações da utilização de Vetores e Matrizes.

Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida, mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reiniciar o original com a nova dimensão.

Estas estruturas de dados são ajeitadas nas situações em que o acesso aos dados seja realizado de forma aleatória e imprevisível. Porém, se os elementos podem estar ordenados e vai-se empregar um acesso sequencial.

• Modularização e Decomposição de Programas.

• Passagem de parâmetros para Funções.

A função deve declarar essas variáveis entre parênteses, no cabeçalho de sua definição ou antes das chaves que marcam o início do corpo da função. Os parâmetros podem ser utilizados livremente no corpo da função.

/* Outra sintaxe de declaração de parâmetros */

Float celsius (fahr)

Float fahr; /* declaração de parâmetros */

{

Return (fahr – 32.0) * 5.0/9.0;

}

Variáveis que não fazem parte dos parâmetros de uma função não podem ser declaradas em seu cabeçalho.

Neste exemplo, a função cria uma nova variável para receber o valor passado. Sua declaração indica que o valor será armazenado na variável fahr, criada quando a função inicia sua execução e destruída quando ela termina.

A função copia o valor enviado por main() na variável

...

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