TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução 04

1.0 – Estrutura Funcional da Empresa 05

2.0 – Estrutura Organizacional 06

3.0 – Plano de Capacitação de Diretores e Gerentes 08

3.1 – Melhoria de Eficiência Gerencial 08

3.2 – Desenvolvendo Lideres 09

3.3 – Liderança Situacional 09

3.4 – Construção de Equipes de Alto Desempenho 09

4.0 – Programa de Capacitação/Desenvolvimento e Motivação para Operadores 10

Conclusão 13

Referência Bibliográfica 14

INTRODUÇÃO

Neste Desafio Profissional abordaremos sobre a estrutura organizacional da Empresa Hosterdan – Hipermercado. Desenvolvendo assim planos de gestão, planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe, programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional.

A função de Recursos Humanos no Hoterdan - Hipermercado está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos, buscando atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança de equipes de trabalho.

1.0 ESTRUTURA FUNCIONAL DA EMPRESA

2.0 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional varejista é muito importante para promover a ordenação, integração direcionamento dos trabalhos a serem executados. O modelo de decisão é influenciado pela estrutura organizacional do varejo, sendo imprescindível o seu conhecimento para a adequada compreensão das suas decisões.

As atividades da empresa devem estar bem identificadas sabendo assim exatamente, o que deve ser feito e na ordem certa. Os recursos também devem estar conforme as atividades. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites.

Existem, de acordo com Parente (2000), os seguintes tipos de estruturas organizacionais:

• Estrutura organizacional de pequenos varejistas: estrutura bem simples;

• Organização com especialização funcional: estrutura organizacional é elaborada

com base nas funções desempenhadas pelas áreas;

• Organização com base geográfica: estrutura definida com base na composição da

localização das lojas e existe urna centralização das funções gerais;

• Organização com base em linhas de produto: direcionada a varejos que possuem

esta especialidade;

• Organização com base em múltiplos fatores: ocorre um mix das organizações

anteriores na sua estruturação.

Em uma análise genérica, um comércio varejista baseia-se nas atividades de compra e venda de produtos/mercadorias; adiciona-se a estas o serviço prestado por estas organizações.

Na figura, abaixo, se evidencia o fluxo destas atividades macro, desenvolvidas pelas organizações que praticam o comércio varejista.

A atividade de comprar mercadorias é diferente da de vender, mas as duas estão interligadas, pois, fisicamente, uma compra sendo bem feita facilitará o processo de venda. E para que isso ocorra é necessário que a área de compras saiba quais produtos são demandados pelos consumidores e seus volumes, além de outras informações.

Uma das diferenças entre a ação de compra e venda está na influência no mercado. No caso da compra, a empresa estará contribuindo para a composição da demanda de determinada mercadoria, e na venda ela estará tratando de impactar os níveis de oferta deste determinado produto no mercado.

No comércio varejista de Hipermercado, existe um grau maior de esforços concentrados na atividade de armazenagem, devido ao fato de lidar, também, com produtos perecíveis, que necessitam de cuidados diferentes para permanecerem com a mesma qualidade do momento compra. Por exemplo, os produtos como verduras e frutas têm que ser abastecidos em menores quantidades e diariamente, pelo alto grau de perecividade; diferente dos cereais, onde há preocupação com ratos, insetos, e outros animais que podem danificar a embalagem e o produto.

As atividades financeiras ocorrem em todas as organizações, pois é condição necessária para sua existência, cuida dos assuntos relacionados ao que estará, o tempo todo, sendo negociado, por meio de moeda, títulos a pagar/receber, investimentos, empréstimos, dentre outras modalidades. Qualquer gestor executa a atividade financeira, por exemplo, um gestor de compras vai negociar prazos de pagamentos, taxas de juros, que são atividades diferentes das operacionais tradicionais de sua área, como: negociar volumes, local de entrega, tipo de armazenagem, transporte, porém ocorre uma diferenciação do papel das atividades financeiras e o papel da área financeira.

3.0 - PLANO DE CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES

3.1 Melhoria da Eficiência Gerencial

Para melhorar o desenvolvimento gerencial é preciso definir objetivos. Sabendo aonde quer chegar com o negócio. As Empresas estão cada vez mais competitivas e em busca Profissionais Capacitados, que se enquadrem à cultura corporativa e atendam às expectativas do negócio. No entanto mesmo que a organização consiga captar e contratar esses talentos deixá-los à deriva é quase um suicídio. Isso porque cada um poderá tomar um rumo em suas atividades e divergirem para objetivos completamente opostos.

Para que isso não ocorra, hoje as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com