TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigos Científicos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊCIAS CONTÁBEIS

1º SEMESTRE

.

DESAFIO PROFISSIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

GESTÃO DO CONHECIMENTO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

1.1. Síntese da problemática do desafio. 2

1.2. Síntese dos links orientação pedagógica: 3

2. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO 5

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG 6

4. PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS 7

4.1. Por parte da Empresa 7

4.2. Por Parte dos Moradores 8

5. VARIÁVEIS E O DESEMPENHO DOS COLABORADORES DA GRAVADORA 9

6. FEEDBACK DA 1º REUNIÃO 10

7. APRESENTAÇÃO DA PROSPOSTA DE NEGOCIAÇÃO 11

8. CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

Nesse novo mundo globalizado todos os dias surgem novos negócios e oportunidades e com isso cada vez mais exige do profissional mais preparo e estudo para se gerir sua vida, se manter eu seu emprego ou alavancar sua empresa, e como isso será tratado nesse trabalho o poder da negociação. Sem percebermos todos os dias e quase em todas as situações cotidianas estamos negociando e fazendo concessões, sendo com os nossos pais, esposa, filhos, amigos, estamos sempre negociando algo ou simplesmente concordando com o que já foi negociado um dia. Com os pais o que podemos ou não fazer, com os filhos, por que não posso fazer isso ou aquilo, e por ai vai.

Já isso na vida profissional, já há varias pessoas sendo treinadas e especializas em negociar, pois um bom negociador em um mundo competitivo como hoje faz muita diferença, e com o que foi estudado sobre esse assunto para a produção desse trabalho, há várias estratégias e tipos de negociadores, um para cada situação e tipo de conflito estreitando cada vez mais as possibilidades, sempre procurando o que é melhor para ambas as partes, mas que nem todo negociador procura isso, pois nem toda empresa ou pessoa age com ética na hora de se negociar, por que nem sempre o que ético para um é para outro, pois isso vem da educação adquirida no decorrer da vida, gerando várias possibilidades na hora de se negociar, não se esquecendo de que para isso simplesmente precisamos de duas partes antagonistas querendo chegar a um acordo, que nem sempre uma das partes sairá totalmente satisfeita com o resultado, pois como já foi dito, vivemos fazendo concessões em nossas vidas, pois nem sempre tudo ocorre como planejamos ou queremos.

1.1. Síntese da problemática do desafio.

Neste desafio profissional iremos tratar sobre uma negociação entre uma conceituada gravadora musical e os moradores de um bairro de classe média de uma cidade do interior em conjunto com a prefeitura do município sobre a instalação de uma gravadora no bairro.

De um lado moradores totalmente contrários sobre o empreendimento alegando que a instalação de uma gravadora no bairro irá acarretar mais prejuízos do que benefícios ao bairro, pois os mesmos acham que com esse empreendimento irá acabar com o sossego e a segurança do bairro, pois irá aumentar o fluxo de carros no local e o acumulo de pessoas devido aos artistas que irão frequentar o local, e também do barulho. No meio dessa negociação fica a prefeitura aguardando o que será acordado entre as partes, pois o projeto da gravadora já havia sido aprovado pela secretária competente, com isso a prefeitura acompanhará as negociações para prosseguir com a liberação das obras.

Na outra ponta da corda está a gravadora com os seus argumentos de melhorias e progressão do bairro, onde será responsável por convencer os moradores e o líder da associação de moradores o Sr. Carlos Henrique, o gerente de negociações e porta voz da gravadora o Sr. Jorge Andrade que dará inicio as negociações, procurando uma melhor solução para ambas as partes.

Por o bairro ser novo e ter apenas 5 anos de formação e ainda precisar de algumas melhorias, será por ai que a gravadora argumentará e dará inicio as negociações.

1.2. Síntese dos links orientação pedagógica:

Com as grandes mudanças nesse mundo globalizado a importância de ser um bom negociador e de se conhecer todo esse processo, resultando em decisões rápidas e acertadas, resolvendo e encontrando soluções em situações de conflitos, vem ganhando grande importância nos dias atuais, pois estamos sempre em negociação, sendo quando compramos ou vendemos algo, ou no simples ato de estar educando os nossos filhos, estamos sempre fazendo concessões, pois em uma negociação sempre se dá pela necessidade em uma das partes em resolver um determinado problema ou solucionar um conflito, isso nos afirma que para um processo de negociação e preciso ter duas ou mais partes envolvidas e interessadas a negociar para se chegar a um acordo.

Existem alguns fatores interessantes que precisam ser considerados em um processo de negociação, interesse em se negociar e saber fazer concessões, sem isso é muito difícil às partes chegarem a um acordo sem abrir mão muitas vezes de valores sentimentais ou pessoais, pois um bem sentimental para quem está se desfazendo, vale mais do que para quem está comprando. Por isso a concessão é uma peça muito importante no processo de negociação.

Alguns negociadores cedem muito pouco durante uma negociação, porém nos momentos de impasses e conflitos cedem muito, com isso devemos sempre seguir táticas e estratégias para se evitar o minimizar o aparecimento de impasses que com certeza aparecerão.

Outro fator importante é o amplo conhecimento do seu negócio, pois só assim se evita um possível fracasso nos objetivos pretendidos, pois se colocamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com