TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Deste de muito tempo sabemos que os animais são utilizados como companhia. Agora estudos cientificam comprovam os benefícios da Terapia assistida por animais (TAA), cujas tecnicassão utilizadas para o tratamento de inúmeras doenças, tanto psicológicas quanto físicas. TAA é uma técnica utilizada por profissionais da área da saúde e passada também para areá da educação.

A terapia consiste na utilização de diversos tipos de animais tais como: Canário, coelho, cachorro, cães, cavalos, gatos e outros diversos.

Essa Terapia é indicada nas escolas há crianças que apresentam diversos problemas emocionais, dificuldade de raciocínio, irritabilidade, agressividade, timidez.

Os encontros acontecem na própria instituição de ensino, ou seja, em uma das salas de aula, ou em uma biblioteca.

Tem sempre participação da Família e dos profissionais da escola como educador e professor.

Está técnica foi comprovada como mais eficazes do que o psicólogo sozinho, pois assim a crianças se solta mais podendo sim tocar realmente no fundo do problema da criança trazendo ela para perto da sociedade novamente ensinando ela há li dar com diversos sentimentos ou medos.

Este método tem que ser mais utilizado na escola, pois quase não se ouve falar.

Pois hoje temos em nossa sociedade o dever de trazer todas as críticas à escola com prazer, temos sempre que pesquisar e encontrar formas para ajuda de todas as a crianças de diferença de raça, social e etc... Pois crianças hoje amanhã nosso futuro.

Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da ESCOLA MUNICIPAL ESPERANCA

Ano ou série: Creche de 2 há 3 anos

Número de alunos: 26 Meninos: 14 Meninas: 12

Descrição do perfil da turma: Criativas, amorosas, irritadas, com constantes mordidas e agressões com colegas, sempre no colo dos educadores quando os mesmo se aproximam.

Todos querem fazer a mesma coisa e brincar com os mesmos brinquedos, ciúme, muito agitados.

Conseguem entender as regras cotidianas e na maioria das vezes não consegue cumprir.

Organizam todos os materiais usados em sala após o termino quando solicitado deste de que tenha elogios.

Aprendem com uma facilidade maior tudo que é ensinado, fazem atividades com Constancia, porém se envolvem por pouco tempo querem logo mudar as atividades tento que modificas.

Querem sempre chamar atenção inclusive no refeitório quando chamam os educadores e são atendidos com demora batem as colheres na mesa para chamar a atenção ou agride o colega do lado.

São de baixo poder socioeconômico e na maioria filhos de usuário e traficantes de droga, moram com pais e mães separados ou com um preso ou até mesmo com os dois presos e moram com os avós.

Fazendo parte desta equipe 4 educador e um professor.

Tendo na sala dois crianças com problemas maiores comportamentais e uma com muita timidez e dificuldade de aprendizagem.

Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1): Carlos Alberto Idade: 2 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: anos mora atualmente com sua mãe tendo seu pai preso uma criança que quando calma quer ficar no colo de todos,ri,brinca, mais na maioria do tempo nervoso agride todos que tentam chegar ao lado acorda bastante agitado precisando sempre de diálogo.

Chega à creche todo molhado com mau cheiro suas roupas limpas em mochila chegam fedendo xixi até mesmo sua toalha da semana já chega com mau cheiro, sua cabeça sempre raspada com homenagem ao pai, etc. Alimenta-se muito bem nas refeições sempre que elogiado dizendo que está parecendo um super herói.

Nome do Aluno (2): Ivo Martins Idade: 3 ANOS

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: seus pais são separados mora apenas com seu pai e madrasta xingar e fala palavrões com Constancia,agride todos os colegas e profissionais da escola,mais quando confia em um profissional se apega somente a ele,ambos não consegue dividir brinquedos e nem atenção,se irritam por poucas coisas e agridem todos,xingam e gritão,chutam cadeiras e até mesmo tacam em outras pessoas,e chegam até mesmo a se agredir.

Quando ignorado come muito sozinho sem ajuda, só toma banho na creche mais suas roupas vêm de casa bem limpas e agradáveis, ao ser chamado para ir para o banho não quer tomar e lavar a cabeça e assim já é o começo de agressões e xingamentos a todos, com muito diálogo consegue dar banho mais ele fica a maioria do tempo muito nervoso e agitado.

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1): Isabel Cristina Idade: 3 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem: A maior da sala mais tem muita dificuldade na aprendizagem, enquanto todos da sala vão tomar banho e consegue tirar sua roupa sozinha ela não consegue e ao dormir sempre dorme segurando seu pertence, muito quieta e inibida, tem sempre muita preguiça gosta de ficar nos cantos pensativa, não interage com os outros,quando tem algum problema se isola e começa a chorar em silencio sem explicar ,mora com sua mãe tem uma irmã mais velha de seis anos e um padrasto, não fala de seu pai e todas as roupas que vão para a creche são pequenas demais ou grandes de mais,quando fala sobre a roupa está apertada a mesma diz que sua mãe não compra somente para sua irmã e quando a roupa é grande a mesma diz se tratar de roupas de sua irmã,muito retraída e nunca se interagem com nenhuma atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com