TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O presente trabalho desafio profissional (Investigação do teor percentual de álcool etanol na gasolina através da extração por polaridade), determinará aumento nos problemas apresentados em veículos a gasolina, apresentando dados e a partir dos mesmos deverão ser calculados as alteração na composição que determinarão se a gasolina for adulterada

Discutira ainda no trabalho as definições legais da composição da gasolina no Brasil, os impactos ambientais quanto a adição do biocombustível e possíveis soluções.

Após a coleta de dados deverá ser calculado percentuais de álcool na gasolina, densidade, moda, média, mediana, tudo para verificar os problemas da adulteração da mesma, através de gráficos e tabelas.

Quanto a análise estatística tratara da frequência de posto que apresentarão cada percentual determinando as distribuições.

Composição da Gasolina Básica

A gasolina é um combustível basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são mais leves do que os compõem o óleo diesel, pois eles são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, composto de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles são em baixas concentrações, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia entre 30 a 215ºC.

A gasolina básica ´´ sem oxigenados ´´ possui uma composição complexa , a sua formulação pode buscar a utilização de diversas correntes nobres originárias do processo de petróleo como a nafta leve ( produto obtido a partir da destilação direta do petróleo ) , nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados ´´ gasóleos ´´, nafta reformada ( obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas ) , nafta alquilada ( de um processo que produz isso-parafinas de alta octanagem a partir de isso-butanos e olefinas ) , entre outros.

O uso frequente de combustível falsificado pode causar vários problemas nos motores dos carros; dentre eles

- Entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o morto ´´ morre ´´, sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar.

- Corrosão do sistema de injeção eletrônica que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se esse sistema parar de funcionar, o carro para também

- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor causado pela queima de gasolina falsificada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação delas. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo, os defeitos no motor demoram mais aparecer. Só aparecer cerca de 5000 km depois dos primeiros abastecimentos com a gasolina falsificada.

Índice de Octanagem

Para uma gasolina ser de boa qualidade, deve ter alta octanagem. Isto quer dizer, ter alta resistência à composição. Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para melhoramento do índice de octanos

O limite estabelecido para o índice de octanagem era de zero a cem, mas com a busca constante de novas misturas este limite foi ultrapassado.

A gasolina apresenta dois problemas quando acontece a queimada nos motores dos carros. Primeiro tem a ver com a névoa fotoquímica (smog) e o ozônio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases efeito estufa.

Ao queimar a gasolina, os carros deveriam fazer isto de forma perfeita e não criar nada além de ´´dióxido de carbono´´ e ´´água´´ no cano de escapamento. Mais infelizmente, o motor de combustão interna não é perfeito. No processo da queima de gasolina ele também produz

- monóxido de carbono, um gás venenoso

- óxidos de nitrogênio, as fontes principais da névoa fotoquímica

- hidrocarbonetos não-queimados, a principal fonte de ozônio urbano

Catalisadores: eliminam boa parte desta poluição, mas também não são perfeitos. A poluição do ar vinda dos carros e das usinas termoelétricas é um problema real nas grandes cidades.

O carbono também é um problema. Quando queimado, ele se transforma em uma grande quantidade do gás dióxido de carbono. A gasolina é principalmente um carbono em peso, então um litro de gasolina deve liberar ´´0,7 kg´´ de carbono na atmosfera. Os EUA lançam aproximadamente 900 milhões de quilogramas de carbono na atmosfera todos os dias

Se fosse carbono sólido seria extremamente perceptível, pois seria como lançar um saco de 600 gramas de açúcar para fora da janela do carro para cada litro de gasolina queimada. Mas como os 600 gramas de carbono saem como um gás invisível (dióxido de carbono), a maioria de nós não tem consciência disso. O dióxido de carbono que sai do escapamento de cada carro é um `` gás causador do efeito estufa ´´. Os efeitos finais são desconhecidos, mas há a forte possibilidade de haver mudanças de clima extremas que afetarão a todos no planeta. Por exemplo;

- os níveis dos mares podem subir inundando ou destruindo cidades costeiras. Por essa razão, há esforços crescentes para substituir a gasolina pelo hidrogênio.

Segundo dados da IEA (Agência Internacional de Energia), a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2), se comparado com a gasolina. O etanol de outras fontes também contribuem à diminuição do problema, porém em menor escala, sendo 46% a redução do etanol produzido por beterraba e 31% no etanol de grãos.

O efeito estufa causa elevação da temperatura do planeta, o que contribui ao derretimento das calotas polares e consequentemente, o aumento do nível dos oceanos e maior propensão do planeta a fenômenos como tufões, furacões e maremotos. A emissão de alguns gases por combustíveis fósseis tem sido grandes causadores do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajoso a utilização de biocombustíveis como o ´´ etanol´´.

Em todo o ciclo do combustível o etanol lança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com