TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão de Desempenho

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CST em Gestão Recursos Humanos – 3ª Série

Gestão de Pessoas

Professor EAD: Profª. Msc. Mônica Satolani

Tutora Presencial: Janete Macedo

Acadêmicas (os):

Denise Barbosa Figueira Sousa RA 7581652226

Géssika Alves da Silva RA 9985655446

Lithza Klayenne Alencar Rodrigues RA 7981715793

Irisvaldo Santos Mendes RA 8347781045

Raimunda da Silva Nascimento RA7927666639

Thaisa Alexandrina Araújo Queiroz RA 7598655639

Araguaína – TO, março de 2013.

INTRODUÇÃO

As empresas modernas tem que se adaptar de acordo com as mudanças globais, trazendo para dentro de suas empresas mudanças que venham contribuir para o crescimento não só dela, mas que possa com isto contribuir para o crescimento de seus colaboradores para um melhor ambiente de trabalho, e que esteja preocupada também com o meio ambiente, a forma pela qual vai usar os seus recursos escolhidos, preocupada com projetos sociais e beneficentes.

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Desde os primórdios da história traz-se como uma das principais pautas dentro das administrações empresarias a necessidade de como lidar, ou até mesmo controlar, de forma eficaz o principal recurso obtido: as pessoas.

Ao longo de décadas essa visão de ter pessoas como um recurso a ser administrado vem mudando cada vez mais, e de forma acelerada. As organizações são, continuamente influenciadas pelas mudanças decorrentes de um mercado em crescente competitividade. Assim, os gestores precisam aprender lidar melhor com as mudanças, juntamente com o apoio de toda a organização.

A grande maioria dos argumentos que sustentam a mudança organizacional esta intimamente ligada cultura organizacional.

A cada dia que passa as pessoas estão mais atentas e exercem maior pressão por transparência por parte das empresas com elas, e por processos de comunicação mais eficientes e com uma expectativa maior. O que torna essas expectativas uma nova maneira de pressão das pessoas sobre as empresas para encontrarem uma melhor forma de como encarar a gestão de pessoas.

Nos faz perceber de forma clara que o ser humano possui aspirações universais, que se mantém intactas mesmo que ele se encontre em situações completamente opostas. Na verdade todas as pessoas querem ser tratadas de maneira atenciosa e singular. E sempre vão responder com admiração e lealdade às empresas que lhe dedicarem essa atitude tão escassa nos dias de hoje. A criação de uma cultura de aprendizagem nas organizações é fundamental para dar respostas a um ambiente exigente, complexo e dinâmico.

O desafio lançado para gestão de pessoas é como encarar cada pessoa considerando sua individualidade e como gerenciá-la dentro desse ambiente de diversidade.

O novo mundo do trabalho mostra que a responsabilidade dos colaboradores aumentou e o poder se descentralizou; portanto muitas das atribuições exclusivas dos gerentes passam a ser responsabilidades de todos. Na medida que o tempo passa e acompanha a evolução das novas culturas organizacionais torna-se mais explicito que para o sucesso no ambiente de trabalho dependerá intrinsicamente de estímulos propício a criatividade e inovação. Sendo assim traz consigo um ambiente competitivo que dependerá da imaginação, da capacidade de cada colaborador de transferir conhecimentos e solucionar problemas de formas criativa e inovadora.

O processo de motivação dos indivíduos dar-se-á de formas destintas em que cada um desenvolve impulsos motivacionais de acordo com o momento vivido reconhecendo que estas forças implicam diretamente na maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas.

Entender como cada um adota para si a motivação recebida e um tanto quanto complexo podendo sofrer influências, positivas ou negativas, do detentor do poder o principal ponto da motivação considerada importântissíma diz respeito ao sucesso da empresa de um modo geral; entendo-o como forma efetiva para realização dos projetos traçados pela empresa.

A dificuldade em entender os processos motivacionais esta nas inúmeras maneiras de motivação com relação ao desenvolvimento de suas tarefas porque não há uma formula pronta ou uma receita a ser seguida de como motivar cada pessoa; levando em consideração que cada um traz consigo uma história de vida e um conhecimento de mundo adquirido nas oportunidades que lhe foram dadas e ao longo da vida.

A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

De acordo com Chiavenato a Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

1- As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidades própria e profundamente diferentes entre si, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como recursos da organização.

2- As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais. Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizagem indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo cheio de mudanças e desafios. As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

3- As pessoas como parceiros da organização. Capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc. Na expectativa de colherem retornos desses investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com