TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

Desafio Profissional

QUARTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2014

desafio profissinal

DESAFIO PROFISSIONAL

Local da Unidade de Ensino (Polo): Belo Horizonte ( MG ) – Unidade 1

Curso: Pedagogia 1ª Série

Disciplinas Norteadoras: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome e RA do participante: Marina Pinheiro Da Silva RA: 8379812343

Nome do tutor: Ana Flávia Santos

Belo Horizonte

03 de Junho 2014

Introdução

Com o desenvolvimento dos avanços tecnológicos, as tecnologias de informação e comunicação nos permitem observar uma crescente adoção de sistemas baseados nestas tecnologias para disponibilizar matéria educacional. Nesse sentido este trabalho pretende destacar a importância que o desenvolvimento tecnológico propicia para a educação em nível profissionalizante, uma vez que possibilita as intervenções por experiências compartilhadas. Objetivo é estudar a tecnologia inserida nas salas de aula como uma ferramenta de auxílio para atingir o aprendizado, além de comentar as tecnologias atuais praticadas nas escolas e o compromisso pedagógico, ou seja, o papel do professor na construção do processo educativo para e eficácia do ensino/aprendizagem com a tecnologia. Sabe-se que fora da escola, os alunos interagem constantemente com tecnologias, como jogos, vídeo games, ipods, telefones celulares, internet e sites de redes sociais, por isso há uma expectativa de que essas tecnologias também pode apoiar em sala de aula. Dessa forma será apresentados recursos utilizados em uma ONG na sala de aula juntamente com a orientação do professor de forma sistematizada em organização do material selecionado juntamente com os conteúdos didáticos oferecidos para construção do ambiente, onde irá mostrar a contribuição para o enriquecimento e aprimoramento do trabalho, tendo a finalidade de explorar como é realizado o planejamento das aulas, assim abordando as maneiras pedagógicas de organizar, planejar, produzir, e introduzir uma temática que servirá para sua aproximação com os alunos, Contudo o objetivo principal desse trabalho é apresentar e discutir as novas formas de tecnologias utilizadas no contexto escolar, sendo específico expor a educação e a tecnologia, explicar as tecnologias utilizadas na educação, demonstrar a forma de utilização na sala de aula e relatar o compromisso pedagógico no desempenho do aprendizado, e disponibilizar os conteúdos de capacitação na internet.

Passo 1

Ambiente: Sala de recursos

Usuários: Professores e alunos.

Recursos Tecnólogicos: Novos computadores; software e vídeos educativos.

Justificativa: Atender professores e alunos na aprendizagem;nos conteúdos das matérias; ampliar os conhecimentos e nas pesquisa estudantis.

Objetivos: Atualizar professores e alunos; capacita-los no uso de computadores e das novas tecnológias.

Aplicação: Desenvolvimento de professores e alunos; atualização de ambos; inclusão digital atráves de software nas áreas exatas e na produção de textos; sendo o computador compartilhado de dois em dois alunos tendo orientação de professores presentes na sala; podendo ser usado como auxiliar em pesquisas e reforço escolar.

Passo 2

Esperança com tecnologia para educação

O Projeto vai contribuir muito para o enriquecimento e aprimoramento do trabalho do professor, até mesmo aqueles que não sabem e não tem acesso à internet. A ONG Esperança foi fundada e direcionado para estudos coletivos, no qual, os adolescentes, professores terão acesso e ganharão muito com essas metodologias de aplicabilidades dos conteúdos didáticos oferecidos.

A ONG reconhece que a utilização de materiais diversificados, e cuidadosamente selecionados, ao invés da centralização em livros é também um princípio facilitador de aprendizagem significativa.

O conhecimento não está nos livros à espera de que alguém venha aprendê-lo; o conhecimento é produzido em resposta a perguntas; todo novo conhecimento resulta de novas perguntas, muitas vezes novas perguntas sobre velhas perguntas” (op. cit. p.23).

A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos.

Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação e pela multimídia.

Mas o que facilita mesmo no processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação do professor, que estabelece relações de confiança com os seus alunos. É importante que os professores sejam professores-educadores, que valorizem o estimulo e ensinando que é importante aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados.

A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Formando um processo compartilhado.

O educador coordena, organiza o processo, que vai sendo construído em conjunto com as habilidades e tecnologias possíveis a cada grupo, de forma participativa. É um processo baseado na confiança, na comunicação autêntica, na interação, na troca, no estímulo, com normas e limites, mas sempre enfatizando o incentivo.

“A comunicação, definitivamente, molda a cultura”. (POSTMAN,1999,p.38).

Para a ONG ensinado com novas mídias, eles ajudaram a mudar os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos, mostrando que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com