TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  5.612 Palavras (23 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ...................................................................................................................2

2 – OBJETIVO............................................................................................................................2

3 - DIAGNÓSTICO – IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE ...................................................3

4 – PLANO DE AÇÃO...............................................................................................................7

4.1 Sustentabilidade Econômica

4.2 Sustentabilidade Ambiental

4.3 Sustentabilidade Social

5 – DESENVOLVIMENTO ......................................................................................................8

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................13

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................14

INTRODUÇÃO

A empresa L&Construção existe com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores e deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado. A empresa está localizada no Estado de Sergipe, nasceu em 1983 atua na área de na construção e projetos de casas populares. A empresa vem se preocupado com os impactos causados ao meio ambiente e está disposta a se reorganizar e se preparar para adotar princípios baseados na sustentabilidade.

OBJETIVO

O objetivo é identificar tais impactos para o caso de obras de edifícios e/ou casas populares, correlacionando-os com os aspectos ambientais das diferentes atividades desenvolvidas no segmento de construção civil.

A realização desse projeto tem como definição a responsabilidade de planejar, acompanhar, controlar e coordenar as atividades relacionadas às práticas nos canteiros de obras, pois esta gestão deve ser prevista antes mesmo de oferecer o orçamento ao cliente, existem inúmeras relevâncias que possam interferir no decorrer do projeto ou da obra.

Orientar as empresas de construção civil em atividades a serem desenvolvidas nas fases de implantação, planejamento, controle e utilização nos projetos de instalação e de práticas sustentáveis. Discutir quanto ao planejamento e o controle de instalação na construção civil, enfatizando o planejamento desde o primeiro passo que é o controle de recursos de materiais e insumos, utilização de equipamentos, prazos e principalmente controle orçamentário.

A partir de exemplos coletados em pesquisas bibliográficas, este projeto tem o objetivo de exemplificar as dificuldades e problemas relacionados com o impacto ambiental causado pela construção civil em busca de um aperfeiçoamento da gestão de pessoas e ambiental integrada buscando a valorização da marca da empresa, elevação de lucros e vantagem competitiva através de tecnologia ambiental, tratamento de resíduos e práticas educativas para a sociedade.

DIAGNÓSTICO – IMPACTO AO MEIO AMBIENTE

O ramo da construção civil é responsável por 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e também é uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam maiores impactos no meio ambiente. O setor, que inclui desde a fabricação de materiais, as grandes construções de infra-estrutura, edifícios e casas populares, até as pequenas reformas domésticas, é responsável por cerca de 40% de todo o resíduo no mundo. Alguns especialistas calculam ser a indústria da construção a atividade humana com maior impacto ambiental: ela causa alterações significativas, seja na etapa de produção, na manutenção ou durante o uso. O volume de recursos naturais utilizados pela construção civil, muitos deles não renováveis, corresponde a pelo menos um terço do total consumido anualmente por toda a sociedade.

O setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.

A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

À medida que a urbanização avança – mais de 80% da população brasileira vive atualmente em áreas urbanizadas – medidas relacionadas à sustentabilidade deverão ser adotadas para garantir a elevação da qualidade de vida da população. Pode-se acompanhar um recente boom em certificações de prédios sustentáveis no Brasil e ocupa atualmente a 4ª colocação em número de empreendimentos certificados no mundo.

Em consonância com esta tendência, foi lançado na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Guia Metodológico para Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Construção Civil – Setor Edificações (MENDES, 2013).

A construção civil é responsável por uma parte significativa dos impactos negativos causados ao ambiente. O canteiro de obra responde por uma grande parcela dos mesmos, podendo causar interferências no meio físico, biótico (os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam) e antrópico (refere à tudo aquilo que resulta da atuação humana). Alguns trabalhos já alertam para os riscos referentes às perdas em canteiro, à geração excessiva de resíduos e aos lançamentos não monitorados. Porém, outros aspectos ambientais como ruídos, poeiras, contaminações do solo, do ar e da água, vibrações, etc., não têm recebido a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com