TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO PROFISSIONAL

A predominância de empresas familiares em nosso contexto econômico revela a necessidade de tratarmos de suas questões específicas. Num cenário de economia globalizada, onde temas como qualidade total, competitividade, além de alguns modismos, concentram as preocupações das empresas, a temática familiar e seus conflitos são muitas vezes esquecidos, apesar de serem um componente fundamental de sua realidade e que não podem ser ignoradas. Temos muitos exemplos de empresas que se inviabilizaram muito mais em funções de problemas societários e familiares, do que por não terem mercado ou até mesmo por incapacidade administrativa. Para serem efetivas em seus mercados, as empresas devem buscar novas formas de gestor. Idealmente, uma empresa deve selecionar uma estratégia de crescimento que resulte em aumento de vendas ou da participação de mercado, se espera que esse crescimento possibilite um aumento do valor da empresa.

Ao analisar o caso da Indústria de Bebidas Pira, observamos que a empresa necessitará de um gestor que possui as competências e habilidades satisfatórias para a gestão da empresa. Com a aposentadoria do Dr. João, de acordo com a analise feita os herdeiros não estão 100% qualificados ainda para fazer uma substituição para um cargo de um novo Gestor na ausência do DR. João, pois para ter a qualificação precisa ter: Autocontrole emocional, Capacidade de transferir conhecimentos e Senso crítico, liderança, uma abilidade, uma competência.

Para aqueles que decidiam seguir a carreira de administrador de empresas, tornava-se óbvio para o filho, e também para os pais, que com esta carreira eles acabariam sendo treinados para empreendimentos muito maiores que a empresa familiar. É possível aprender a ser chefe? Todos têm a capacidade para liderar. O que pode ser feito nessa situação, enquanto os novos Gestores estão em fase de treinamento, capacitação e vivenciando como é feito a forma de adiministração lá fora, o fundador pode solicitar de forma temporaria, um supervisor qualificado de dentro da empresa, para supervisionar a empresa enquanto os novos Gestores Paulo e Iran estão em fase de treinamento, isso envolve tambem, o fundador DR. João que já tem esperiência e conhecimento no ramo, ele mesmo pode passar o treinamento para os futuros Gestores da empresa Paulo e Iran. A ajuda de um consultor pode ser muito útil, como figura neutra capaz de ser muitas vezes “o algodão entre os cristais”, já que a batalha nesse caso é política. Mais do que isso, pode trazer ideias novas, pode ter um “know-how” que viabilize a construção negociada de novo acordo societário, que respeite os interesses individuais, mas cujo objetivo principal é a preservação do negócio.

Portanto fique claro, para a Indústria de Bebidas Pira, continuar com as mudanças e crescimento antes dos herdeiros Paulo e Iran ser capacitados é promovendo empregados competentes e qualificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com