TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. PASSO 1: 2

1.1. IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 2

2. PASSO 2: 3

3. PASSO 3: 4

4. PASSO 4: 6

5. PASSO 5: 7

5.1. INTRODUÇÃO: 7

5.2. DESENVOLVIMENTO: 7

5.3. CONSIDERAÇÕES FINAIS: 8

6. REFERÊNCIAS: 8

1. PASSO 1:

Importância da Construção Civil para a Economia do Brasil

A construção civil alimenta as pretensões do Brasil no crescimento da economia do pais, no entanto é preciso corrigir diversas deficiências na infra-estrutura principalmente em saneamento básico.

Para Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a construção é importante para o progresso nacional, uma vez que edifica obras que sustentam o progresso, cria emprego e renda para a população e aprimora recursos tecnológicos inovadores. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) relacionam que os setores envolvidos pela construção representam aproximadamente 14% de todo o Produto Interno Bruto (PIB).

http://www.concreta.com.br/importancia-da-construcao-civil-para-a-economia-do-brasil/, acessado 28.10.14 as 20:37

1.1. Impactos ambientais da construção civil

A construção civil é também uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam maiores impactos ao ambiente. O setor, que inclui desde a fabricação de materiais, as grandes construções de infra-estrutura ou edifícios, até as pequenas reformas domésticas, é responsável por cerca de 40% de todo o resíduo no mundo.

Alguns especialistas calculam ser a indústria da construção a atividade humana com maior impacto ambiental: ela causa alterações significativas, seja na etapa de produção, na manutenção ou durante o uso.

O volume de recursos naturais utilizados pela construção civil, muitos deles não-renováveis, corresponde a pelo menos um terço do total consumido anualmente por toda a sociedade.

Do total de energia consumida mundialmente, 40% destinam-se à construção civil. Desse valor, aproximadamente 80% concentram-se no beneficiamento, na produção e no transporte de materiais, alguns deles também geradores de emissões que provocam o aquecimento global, chuva ácida e poluição do ar.

Edifícios são, ainda, produtos com longa vida útil; a fase de uso e as atividades de manutenção são, conseqüentemente, responsáveis por parcela significativa do impacto total.

A iluminação, o condicionamento ambiental e a operação do edifício também consomem energia, em quantidade diretamente relacionada à eficiência dos equipamentos utilizados. Gera-se esgoto a ser tratado e liberam-se substâncias que, além de prejudicarem a saúde das pessoas, criam dificuldades de gestão urbana e danos ambientais que podem ser irreversíveis.

Finalizada a vida útil do edifício, caso não seja possível desmontá-lo e reutilizar suas partes, a demolição gerará uma quantidade considerável de entulho. Nas grandes cidades brasileiras, calcula-se que esse entulho possa chegar a até 60% do lixo produzido.

http://editora.unoesc.edu.br/

Unoesc & Ciência – ACSA, Joaçaba, v. 2, n. 2, p. 173-180, jul./dez. 2011

2. PASSO 2:

Visando a implantação de procedimentos sustentável e economicamente viáveis, apresentaremos algumas propostas para redução de recursos.

Titulo da Ação:

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Redução do consumo de água A. Captação da água da chuva Redução consumo de água em todas as etapas da obra

B. Treinamentos aos colaboradores para uso consciente da água.

C.

2. Redução da poeira e ruídos A. Instalação de redes para captura da poeira Redução na produção da poeira.

B. Utilização da água da chuva para molhar alguns ambientes visando reduzir a poeira

C. Utilização de abafadores de ruídos nos equipamentos que permitirem Redução dos ruídos produzidos

3. Redução no consumo de energia A.Treinamento de periódicos sobre os impacto da construção civil Conscientização dos colaboradores e redução no consumo de energia

B. Treinamentos para consumo consciente de energia.

C. Meta de consumo com premiação para meta atingida.

3. PASSO 3:

Há muito viemos desperdiçando recursos naturais, e esta exploração indiscriminada prejudica a qualidade de vida de nós seres humanos.

Para tentar amenizar este impacto veremos em tabela abaixo algumas sugestões para diminuição deste desperdício.

Titulo da ação: Redução do desperdício e melhor aproveitamento das matérias primas.

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Redução do desperdício A. Uso de madeira de demolição Diminuir o corte e a extração de árvores, reduzindo o impacto ambiental

B. Uso de placas solares O uso de placas solares pode ser tanto para aquecimento de água, como também para geração de energia elétrica, deste forma diminuindo o consumo e preservando os recursos naturais

C. Captação e armazenamento da água da chuva em cisternas A água captada pelo telhado armazenada em cisternas, pode ser utilizada nos sanitários da casa, se tornando a longo prazo eficiente na economia de água potável

2. Melhor aproveitamento das matérias primas A. Parceria com arquitetos e designers para utilização de materiais reciclados e/ou descartados para elaboração de móveis Tornar aquilo que é considerado lixo em algo útil

B. Uso de materiais alternativos nas construções Com o uso de materiais alternativos como tijolos de lã, concreto sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com