TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Esse trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a situação da Indústria de Bebidas Pira, produtora de cachaça e conhaque, uma referência no mercado de bebidas alcoólicas, que passa por uma crise de gestão após a decisão do Diretor geral da Indústria Dr. João em se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran

O principal problema encontrado foi à falta de planejamento para que ocorresse a sucessão do Dr. João e a falta de sucessores habilitados para assumir a direção da indústria.

Paulo e Iran contrataram uma empresa de consultoria empresarial para diagnosticar os problemas que iriam enfrentar na gestão devido à falta de competência e habilidade

A consultoria interna empresarial tem sido a maneira encontrada pelas organizações para buscar agilidade em seus processos a partir de mudanças nas formas de organização do trabalho e com isso tem assumido papel importante de apoio a gestão.

Passo 01

A indústria de bebidas Pira passa por uma crise de gestão, pois o Dr. João decidiu anunciar em assembleia que pretende se aposentar e transferir para seus filhos Paulo e Iran as responsabilidades da gestão da indústria. Durante a consultoria realizada na Indústria de bebidas Pira procurou-se traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Os dados analisados são de extrema importância para se obter sucesso na nova gestão. A tabela abaixo mostra 12(doze) competências e habilidades inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

PERFIL DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Transmitir Conhecimento __ X

Comunicação X X

Trabalho em equipe X X

Liderança X __

Motivação X X

Ponderar com equilíbrio X __

Definir prioridades __ X

Obter dados e informação X X

Atitude Empreendedora X X

Inovação/Criatividade X __

Assumir riscos __ X

Capacidade de negociação X __

(X) competência e habilidade; (—) deficiência de competência e habilidade

Passo 02

No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo de Iran será decisiva para traçar o futuro da empresa.

A tabela abaixo identificará as competências e habilidade que são deficitárias que precisam ser aprimoradas nos futuros gestores.

ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS DE PAULO E IRAN

Paulo Iran

Transferir conhecimento Paulo tem dificuldade em repassar informações claras e precisas para os subordinados

Liderança Iran não apresenta um perfil de líder

Ponderar com equilíbrio Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas

Definir prioridades Paulo tem deficiência em definir as prioridades

Inovação/Criatividade Iran tem dificuldade em desenvolver ideias inovadoras para empresa

Assumir riscos Paulo fica inconformado quando precisa assumir riscos

Capacidade de negociação Iran apresenta deficiência em negociar com o público os projetos de crescimento para empresa e precisa aprimorar sua capacidade de negociação

Passo 03

Por força de fatores externos e internos, as empresas estão continuamente se defrontando com exigências de mudanças, que podem ser classificadas como físicas (novas instalações, maquinários, métodos de trabalho, etc), lógicas (novos objetivos organizacionais, estratégias, missões e visões, valores e princípios); estruturais (novos cargos, hierarquias) e comportamentais (novos paradigmas, conhecimentos e competências, tarefas, etc.). As mudanças são de natureza reativa (uma resposta tardia) ou proativa (ação antecipada) diante dos problemas. Como toda empresa, a Indústria de Bebidas Pira também exige mudanças decorrentes de fatores externos e internos.

Foram constatadas conforme a tabela acima que Paulo e Iran possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com