TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM MARKETING

DIREITO EMPRESARIAL, TÉCNOLOGIA DE GESTÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Contextualização

3. Considerações finais

4. Referências

1. Introdução:

A contextualização a seguir, tem por objetivo enfatizar a importância do entendimento das empresas sobre a maneira que as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente, por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área e cita também as normas ambientais e ISO-14000.

2. Contextualização

• A importância de se trabalhar a responsabilidade social e consciência sobre meio ambiente dentro das organizações.

Hoje o meio ambiente é assunto que vem sendo cada vez mais discutido pela sociedade, por várias notícias vinculadas ao meio de comunicação, para discutir soluções e problemas ambientais enfrentados pelo planeta, podemos notar que a questão ambiental tornou-se mais presente nas empresas de um tempo pra cá. O crescimento das empresas gerou uma série de problemas como alguns citados: erosão, alterações climáticas, poluição, proliferação de doenças, dentre outros. Diante deste cenário as empresas começaram a perceber, a importância de uma forma geral e assumem voluntariamente a decisão de contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente autossustentável.

Os gestores das empresas não devem pensar somente no interesse e bem estar da organização, mas também no bem estar de seus trabalhadores, da comunidade local, dos clientes, dos fornecedores, das autoridades públicas e da sociedade. As organizações tem se destacado bastante nos últimos anos, pois de maneira geral estão envolvidas direta ou indiretamente com a função social, seja na distribuição das riquezas ou na inclusão junto às sociedades, o que também afeta a situação econômica, pois existe um marketing muito grande que favorece sua estabilidade no mercado, bem como a maximização de novos investidores. Nisso surge à ideia de como proporcionar um desenvolvimento sustentável, entendido como desenvolvimento econômico realizado com preservação ecológica (recursos naturais) ambiental (ecossistemas) e social (melhoria da qualidade de vida da população).

Esta ideia tem por objetivo garantir a utilização racional dos recursos e garantir ás gerações futura um nível de vida razoável.

Segundo SEBRAE (2012) “Governos e grandes empresas estão fortalecendo seus sistemas de controle e exigindo o comprimento das normas que vão além do simples cumprimento da lei” (p.2)

A responsabilidade social das empresas, que é uma forma de gestão como a empresa se relaciona com o Poder Público e a sociedade tendo em vista unificar o desenvolvimento econômico à proteção ao meio ambiente e à promoção de justiça social. O modelo que procura unificar os aspectos ambiental, econômico e social é chamado de desenvolvimento sustentável. Por isso as atividades econômicas potencialmente causadoras de impactos ao meio ambiente devem estar sujeitas ao controle pelo Poder Público. Entre os mecanismos estatais para o controle dos impactos ambientais se destaca como o mais eficaz o licenciamento ambiental. O sistema de licenciamento ambiental tem por finalidade assegurar que o meio ambiente seja devidamente respeitado quando da instalação e operação de empreendimentos e obras. Para isso devem ser necessariamente consideradas uma serie de questões das mais variadas ordens, como a ecológica, a econômica, a cultural, a jurídica e a social. Sendo assim o Direito empresarial tem uma influência praticamente total para que as Organizações possam se adequar nas normas de proteção ao meio ambiente e no licenciamento ambiental dentro do poder legislativo.

• Como a tecnologia de gestão pode contribuir para a responsabilidade social e consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações

A gestão do conhecimento tem um caráter interdisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas, envolvendo disciplinas de organização, tecnologias de informação, comunicação entre outras. As quais devem estar muito bem articuladas para que a gestão funcione efetivamente.

Os administradores passaram a preocupar-se mais com as pessoas e o meio em que interagem. A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura frente às imposições para transformar-se em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade. Compreender essa mudança de paradigma é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Este cenário que a princípio parece colocar as organizações em xeque, no que diz respeito às suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas.

Empresas socialmente responsáveis geram sim, valor para quem está próximo. Acima de tudo, conquistam resultados melhores para si próprias. A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência.

Tecnologia de gestão pode contribuir para melhorar a gestão pública e a vida das pessoas planejamento, Orçamento e Gestão, que levará para as experiências bem-sucedidas realizadas no Brasil, assim como temas que ainda representam desafios defensores do uso da tecnologia como meio eficiente na prestação de serviços ao cidadão e na construção de uma gestão transparente de Cidadão. Essa ação inovadora abre espaço para que as pessoas participem da gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com