TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução 03

1. Estrutura Organizacional do Hipermercado 05

1.1 Organograma 06

2. Plano de Ação Para o Nível Estratégico e Tático 07

2.1 Planejamento Estratégico 08

2.2 Gestão Estratégica de Recursos Humanos 08

2.3 Formação em Comunicação Interna 08

2.4 Relacionamento Interpessoal 09

2.5 Gestão por Processos 09

3. Plano de Ação Para o Nível Operacional 10

3.1 Gestão de Conflitos 11

3.2 Curso de Feedback 11

3.3 Motivação e Desenvolvimento de Equipes 11

3.4 Orientação Para Resultados 11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

Referências 14

INTRODUÇÃO

Embora não haja uma única e melhor forma de se administrar uma empresa, pois não há nada rígido em administração (IDALBERTO CHIAVENATTO, 2007), face aos distintos estilos de gestão para o cumprimento das funções, a necessidade de profissionalização da Hoterdã – Hipermercado implicará em importantes mudanças para todas as áreas e para todos os colaboradores, de modo que todos serão envolvidos nos processos, devidamente balizados por informações precisas, para a correta tomada de decisão, tornando cada um responsável pelo resultado de seu departamento e, consequentemente, do resultado da empresa como um todo.

A necessidade mais premente do Hoterdã – Hipermercado é melhorar os resultados atuais, mas não se deve perder de vista o projeto de transformá-lo em uma rede em regiões ainda não totalmente conhecidas, com concorrentes que já conhecem suas peculiaridades, suas dificuldades e os desejos dos consumidores locais.

A base do trabalho de reorganização da Hoterdã – Hipermercado será reestruturar as áreas atuais, reciclar e treinar diretores, gerentes, as médias lideranças e o operacional, isto é, todas as esferas da empresa participarão deste programa de treinamento.

Dessa forma, será estabelecido o Plano Diretor de Formação e Desenvolvimento, dividido em dois módulos, com formação direcionada a cada um deles:

1. O Módulo Estratégico – capacitação e desenvolvimento de diretores e gerentes;

2. O Módulo Operacional – capacitação, desenvolvimento e motivação.

Chiavenatto (2007) diz que o maior desafio da administração é adequar as variáveis da empresa na teoria administrativa e este será o objetivo: tarefas executadas com excelência, estrutura articulada e integrada, pessoas envolvidas, propositivas e aplicando suas competências, informação plena, foco nos stakeholders e competitividade.

As mudanças podem significar maiores ou menores rupturas com a cultura ora estabelecida, mas Morgan (2007) apregoa que os líderes, mesmo se valendo de estratégias e planos, devem buscar se adaptar às circunstâncias e situações que lhe são impostas.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

A abordagem será contingencial, que enfatiza as relações entre as partes do sistema. A eficácia será aplicada a todo o sistema e não apenas a partes de maneira isolada (Chiavenato, 2007).

A estrutura organizacional do Hipermercado terá duas diretorias:

1. Diretoria de Administração e Projetos:

Contemplará as gerências de Projetos e Inovação, de Recursos Humanos, Financeira e de Compras, para articular adequadamente as áreas que não são operacionais.

Criada a supervisão de TI, ligada à gerência Financeira, voltada para o aprimoramento das ferramentas tecnológicas voltadas à melhor gestão da empresa.

2. Diretoria de Operações:

Mantido o conceito já estabelecido de uma diretoria operacional, pois se trata do maior contingente da empresa e com as maiores dificuldades de gestão, controle e motivação do pessoal.

1.1 Organograma

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

O tema liderança é um dos grandes interesses dos administradores atuais, além de um desafio dentro das empresas, pois não existe uma forma ideal de os líderes influenciarem seus liderados (Hersey; Blanchar, 1986).

Se, objetivamente, não há uma receita pronta para ser aplicada ao quadro atual do Hoterdã – Hipermercado, o momento é propício para uma administração por objetivos, realçando a iniciativa individual (Chiavenatto, 2007), permitindo o autodesenvolvimento das pessoas, bem como facilitando-lhes os meios para consegui-los.

Os gerentes serão corresponsáveis pelo desenvolvimento humano das equipes, estabelecendo grupos de trabalhos orientados pela área de Recursos Humanos. É preciso estabelecer confiança entre as gerências, sentido de integração entre elas e que cada qual tenha a exata dimensão de seu trabalho que, apesar de importantíssimo para o resultado final da empresa, não se constitui, no entanto, como o mais importante, mas sim como uma das partes que devem estar ajustadas às demais para o desenvolvimento das atividades.

Um dos pilares fundamentais deste processo é a comunicação, que deverá circular em várias direções e sentidos, não necessariamente partindo do alto escalão, mas o corpo diretivo e o corpo gerencial deverão fornecer informações claras, que não deixem dúvidas nem deixem seus colaboradores receosos em participar, opinar, propor e, até mesmo, discordar das propostas, podendo gerar sua revisão.

Para Chiavenato (2007, pág. 129), a estratégia empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com