TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigos Científicos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A construção civil tem uma participação de aproximadamente 40% na economia mundial (HANSEN, 2008). Isto mostra o tamanho desta indústria e quanto ela influencia não só na economia, mas também no meio ambiente e na sociedade como um todo.

É uma indústria muito abrangente e diversificada, onde se tem um grande desafio na introdução de melhorias e quebras de paradigmas. Mas devido a esta abrangência, qualquer modificação introduzida traz resultados muito significativos.

A construção civil, mesmo que não seja tão perceptível em um primeiro momento, é extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

E isto é agravado pelo fato de que novas tecnologias que poderiam atenuar o impacto ao meio ambiente, encontram grandes resistências.

Os impactos do setor ao meio ambiente? Ceotto (2008) cita alguns destes impactos:

- A operação dos edifícios consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo.

- Consome 50% da energia elétrica e 20% do total de energia produzida no Brasil.

- A construção civil gera de 35% a 40% de todo resíduo produzido na atividade humana.

- Na construção e reforma dos edifícios se produzem anualmente perto de 400 kg de entulho por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano.

- A produção de cimento gera 8% a 9% de todo o CO2 emitido no Brasil, sendo 6% somente na descarbonatação do calcário.

- A maioria dos insumos usados pela construção civil é produzida com alto consumo de energia e grande liberação de CO2.

Além disso, a construção civil é responsável pelo consumo de 66% de toda madeira extraída, gera 40% de todos resíduos na zona urbana, e é uma atividade geradora de poeira, seja na extração de matéria prima, seja na obra.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

As atividades produtivas, da construção civil é o maior gerador de resíduos e responsável por grande parte do consumo de água e energia.

O setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas.

No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente. Apresente à empresa L&Construção, um breve diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente.

A construção civil e seu impacto no meio ambiente.

A operação dos edifícios consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo.

Consome 50% da energia elétrica e 20% do total de energia produzida no Brasil.

A construção civil gera de 35% a 40% de todo resíduo produzido na atividade Humana.

Na construção e reforma dos edifícios se produzem anualmente perto de 400 kg de entulho por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano.

A produção de cimento gera 8% a 9% de todo o CO2 emitido no Brasil, sendo 6% somente na descarbonatação do calcário.

O cimento, na maioria dos insumos usados pela construção civil é produzido com alto consumo de energia e grande liberação de CO2.

Sendo responsável pelo consumo de 66% de toda madeira extraída, gera 40% de todos resíduos na zona urbana, é uma atividade geradora de poeira, seja na extração de matéria prima.

PASSO 2

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e um fluxo regular do investimento público e privado.

A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, deve se levar em conta os aspectos macros sociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresas, governo e população (SACHS, 2006).

Apresente, no mínimo, duas propostas de ações para a L&Construção voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Econômica, adotando a seguinte estrutura:

Duas propostas de Ações para a L&Construções voltadas para abordagem da sustentabilidade.

Título da Ação: Redução de Consumo

Objetivo 1 Ação Resultados esperados

A. Aproveitamento de luz Solar Redução do Consumo de Energia elétrica

1. Reduzir Consumo de Energia B. Sempre que possível buscar utilizar ventilação Natural Para reduzir o Consumo de ar Condicionado

C. Sistemas de aquecimento de água solar Gerar grande Economia na fase de uso das edificações

A. Criação de estações de alta Eficiência. Possibilita o Reuso das águas Servidas

2. Aproveitamento de águas

Cinzas B. Instalação com dispositivos de Redução de Vazão. Redução de utilização da água

C. Reutilização da água da Chuva, água da condensação de ar condicionado, irrigação automatizada Redução no consumo de água

PASSO 3

O modelo de negócios de uma organização não é sustentável quando se percebe que ele contribui direta ou indiretamente para o aumento sistemático nas concentrações de desperdícios de recursos naturais.

Como por exemplo, metais pesados e combustíveis fósseis, para o aumento sistemático nas concentrações de substâncias perigosas produzidas pela sociedade, como resíduos industriais tóxicos; para a exploração sistemática e indiscriminada dos recursos naturais, como desmatamento, pesca predatória e esgotamento de solos férteis; para o abuso de poder político e/ou econômico na sociedade.

Prejudicando a qualidade de vida dos seres humanos, quando, por exemplo, é responsável por desabastecimento de água potável e alimentos.

Apresente, no mínimo, duas propostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com