TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Análise SWOT

Artigo: Desafio Profissional - Análise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

EMPREENDEDORISMO

ALUNO:......

DESAFIO PROFISSIONAL

23 DE ABRIL DE 2014.

SUMÁRIO

Introdução__________________________________________________________2

Análise SWOT_______________________________________________________3

Matriz SWOT________________________________________________________5

Conclusão__________________________________________________________6

Bibliografia__________________________________________________________7

INTRODUÇÃO

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças a sua simplicidade, pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um site/blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

O objetivo deste trabalho,é identificar os prós e contras do Restaurante Smak, para assim podermos ajudar a proprietária Srª Irena Partala a administrar melhor seu empreendimento.

ANÁLISE SWOT

A Análise SWOT, Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, também conhecida como Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey¹, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

Podemos utilizar a Análise SWOT tanto para planejarmos um empreendimento desde o seu início como também para promovermos uma consultoria de gestão administrativa dentro de uma organização, e assim obtermos diretrizes suficientes para identificar as necessidades do negócio.

Para iniciarmos o assunto a repeito do Restaurante Smak, faremos uma análise da situação atual do empreendimento.

O Restaurante Smak, é um estabelecimento que serve comida típica polonesa, uma culinária bastante apreciada por nós brasileiros, com diversos pratos, ótima localização, ambiente familiar. Estranho saber que é o restaurante com o menor movimento de clientes no Vale da Felicidade.

Nesse caso, para atingirmos um resultado satisfatório é necessário que se reveja algumas variáveis, como:

• Cultura organizacional. Exemplo: somente a proprietária poder montar o cardápio, sendo que o cozinheiro é um excelente profissional.

• Falta de investimento: providenciar reforma da fachada do restaurante, com uma reformulação de sua identificação visual, pintura com um toque mais sofisticado, tons que chamam mais atenção do cliente, exemplo, marfim com branco, ao invés de branco com vermelho, enfim, uma padronização mais atual.

• Mudar o modo de pensar no sentido de descentralizar todo o serviço para ela executar, e assim dividir tarefas, caso necessário, a contratação de mais colaboradores.

Nos tópicos a seguir, listamos algumas propostas para que sejam aplicadas melhorias no Restaurante Smak:

•Sobre a qualidade do produto servido, não há dúvida que é uma das melhores, mas deve-se observar por que os concorrentes estão se sobressaindo melhor. Seria o tipo de prato servido, qual o interesse maior dos turistas e moradores da região?

___________________________________________________________________

¹ - Albert S. Humphrey (02 junho de 1926 - 31 de outubro 2005) foi um consultor de negócios e gestão americano que se especializou em gestão organizacional e mudança cultural.

•Facilidade na hora de pagar. Quais condições de pagamento o restaurante oferece ao cliente? Cartão de crédito, cheque, tickets refeição?

• Durante os dias da semana, poderia ser criado um canal de comunicação por telefone com o cliente, para entrega a domicílio com até uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com