TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Bauducco

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional Bauducco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

MBA em Marketing e Vendas

Douglas Tadeu Zanirato

Desafio Profissional – Bauducco

Santo André

2013

Douglas Tadeu Zanirato

DESAFIO PROFISSIONAL - BAUDUCCO

Trabalho apresentado ao MBA em Marketing e Vendas da Universidade Anhanguera, orientado pelo Docente Thais Ravasi.

São Paulo

2013

SUMÁRIO

1. Introdução 1

2. Desenvolvimento 2

2.1 - Análise ambiente interno/externo

2.2 - Análise SWOT 3

2.3 - Objetivos de Marketing 4

2.4 - Estratégias 5

2.5 - Plano de ação 6

Plano de comunicação 7

Bibliografia 8

1. INTRODUÇÃO

Considerado há muito tempo no mundo todo um símbolo do natal, e é por isso que no Brasil ele só aparece no fim do ano. Esse doce pão com origem no norte da Itália em Milão que posteriormente de espalhou para o sul do país e depois para o resto do mundo.

O panetone é um pão diferente devido ao seu formato único e sua receita recheada com frutas cristalizadas, porém com o passar dos anos, novos sabores e técnicas foram criados até os dias de hoje como o chocotone, sorvetone e panetone salgado, longe de ser um pão comum e ter uma consistência macia, esponjosa devido ao processo de fermentação natural, e desta forma agradando o paladar das pessoas.

A história certa é desconhecida, e hoje temos apenas lendas, uma versão conta que no século XVII um padeiro chamado Toni criou um pão diferente recheado com frutas, com o intuito de impressionar seu sogro, que levou o nome de Pão de Toni e posteriormente Panetone, outra versão conta que o pão doce foi criado por um jovem milanês que era apaixonado por uma moça pobre chamada Adalgisa, e a família não aprovavam a união devido à condição social da garota e o jovem que pertencia à corte de Ludovico Sforz queria ajudar seu sogro padeiro a ganhar dinheiro e desta forma receber a aceitação dos familiares para a união, ainda existem outras histórias menos famosas.

O mercado brasileiro de panetones se amplia a cada ano e ainda comporta crescimento, impulsionado, entre outras variáveis, pela melhora do poder aquisitivo da população. Dados de pesquisa realizada pela Nielsen mostram que no Natal de 2010 esses produtos atingiram 56,3% dos domicílios do País, ante 51,2% em igual período de 2009. Os dois maiores fabricantes locais projetam, para o período natalino, um crescimento de 10% no volume físico de vendas.

Atualmente, o cliente final encontra o panetone ao longo de todo o ano. É no período de Natal, no entanto, entre setembro e dezembro, que acontece a maior parte do consumo, de 85% a 90% da produção anual, hoje quando falamos em qualidade e sabor inigualável nos lembramos do famoso comercial onde pai ensina lições de vida ao seu filho cozinhando e fabricando produtos Bauducco, nesse desfio a empresa será apresentada em seu comportamento interno e externo e como podemos melhorar suas vendas do mix de produtos que nas épocas específicas como o natal cai bruscamente em via ao aumento de vendas dos panetones.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - Análise de ambiente externo/interno:

O mercado brasileiro de alimentos mudou durante décadas, o setor antes dominado por grupos familiares, donos de marcas conhecidas que não iam muito além de suas regiões de origem, mas esse ponto de vista mudou devido a uma série de aquisições levando o mercado para uma nova fase que as grandes multinacionais assumem o controle das empresas familiares, em 2012, a produtora global de bebidas Diageo, dona de marcas como Johnnie Walker, adquiriu a cachaçaria cearense Ypióca por 900 milhões de reais, a americana General Mills arrematou a fabricante de farinha e salgadinhos Yoki por 2 bilhões de reais, sendo o grande fator responsável por essa transformação o aumento do poder de compra dos brasileiros.

Para as empresas familiares que não entraram na onda de consolidação, tem-se o dilema: vender ou se transformar para sobreviver no novo cenário, muito mais competitivo? A Bauducco tradicional fabricante de panetones e biscoitos, decidiu se transformar.

Sendo a primeira no setor de panettones tem como principais concorrentes quatro grandes empresas que seguem a maior concorrente hoje é a Nestlé que em menos de três anos ocupa o segundo lugar no setor, porém em entrevista feita com varejistas 33% citaram a marca quando perguntados sobre o setor de panettones somente 10% tem preferência pela marca. Em terceiro lugar segue a Arcor e quanto aos varejistas apenas 21% citaram a marca e 6% citaram a marca que não significa grandes problemas a Bauducco, porém exerce uma comunicação muito expressiva, em quarto no ranking temos a Parati citada por 13% dos varejistas e com apenas 4% de preferência, a empresa tem presença fraca na principal praça da Bauducco que é São Paulo, porém atua fortemente em locais de interesse como o nordeste e se difere dos concorrentes devido a sua embalagem que ao invés da famosa caixa de papel cartão utiliza um saco plástico que remete a um presente, já em último lugar está à marca Bimbo que foi citada por 7% dos varejistas e possui apenas 2% de preferência, a marca tem um grande problema em relação à lembrança de marca devido aos nomes que a marca possui em diferentes regiões, porém seu ponto é no setor de padaria e bolos.

O Brasil ocupa a posição de 2º maior produtor mundial de biscoitos, como o registro de 1.250 milhões de toneladas produzidas em 2012, que representa 2,5 % de crescimento sobre 2011em que foram produzidas 1.220 milhões de toneladas.

Mercado Brasileiro de Biscoito:

Indicadores / ano 2010 2011 2012

Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com