TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte De Medicamentos

Casos: Descarte De Medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PSF

JOÃO PAULO DE CARVALHO PEREIRA

PSF WELLINGTON AMARAL – BAIRRO SÃO VICENTE

AREADO –MG

1 INTRODUÇÃO

Estágio curricular realizado na rede pública de saúde abrangendo atendimento ao bairro São Vicente na cidade de Areado MG, no PSF Wellington Amaral com supervisão da farmacêutica responsável Valeri Tatini da Costa Deotti. Visou contato direto entre o acadêmico e a população ali residida no bairro, com intuito de aprimorar os conhecimentos técnicos e teóricos, trazendo assim mais um amplo conhecimento sobre as atividades realizadas no local.

2 CARACTERÍSTICAS

Trata-se de um centro de apoio a população que ali reside, criado em 2008 pela gestão anterior com o intuito de estabelecer medidas de prevenção e atenção ao paciente necessitado.

Possui um farmacêutico responsável no período integral com a finalidade de dispensar medicamentos que foram ali prescritos, estimular o paciente ao uso correto do medicamento e adequação ao horário das tomadas e exercer o papel fundamental, ou seja, atenção farmacêutica perante a população.

Além do profissional citado, também possui 1 profissional odontológico, com atendimento 3 vezes por semana, sendo este marcado com alguns dias de antecedência, 3 enfermeiros em período integral, 1 fisioterapeuta com atendimento 2 vezes por semana, também sendo marcado antecipadamente, 1 fonoaudiólogo com atendimento 2 vezes por semana e também 1 médico clínico geral, atendendo a população 3 vezes por semana (segunda, quarta e sexta).

O ambiente de trabalho do farmacêutico é relativamente pequeno com apenas 4 prateleiras e uma janela onde o farmacêutico pratica o atendimento junto ao paciente, este estando no lado externo do PSF.

Possui uma pequena variedade de medicamentos, ou seja, é distribuído apenas os medicamentos que ali são prescritos ou até mesmo por outro médico com atendimento no posto de saúde central. O medicamento é dispensado desde que a pessoa seja residente do bairro.

3 ATIVIDADES

Desde o primeiro momento tive grande curiosidade a respeito do elenco de medicamentos apresentado pelo PSF. Notou-se que apesar de possuir poucos tipos de medicamentos, o PSF em questão apresenta medicamentos genéricos em sua grande maioria, similares e também éticos.

São organizados por tipo e função, ou seja, antilipêmicos, anti-hipertensivos etc. Os medicamentos com a mesma função, mas de diferente fórmula ou até mesmo laboratórios são armazenados em locais pertos, obtendo mais facilidade na hora de procurar o solicitado.

A dispensação é feita através do receituário apresentado pelo paciente juntamente com um documento de identificação. O local possui um cadastro de todos que residem no bairro, evitando assim dispensação a outros moradores.

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com