TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho De Cargos

Monografias: Desenho De Cargos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  1.987 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA: DESENHO DE CARGOS

A finalidade principal da leitura do capítulo 7 – Desenho de cargos, do livro Recursos Humanos: O capital humano das organizações que originou esse trabalho é compreender o que é cargo e desenho de cargo, apresentar os principais modelos de desenhos de cargos, identificar suas dimensões essenciais e mostrar a importância das equipes de trabalho para o desenvolvimento das organizações, assim como o papel do gestor nesse cenário.

Dentro de uma organização existem várias maneiras de se trabalhar obtendo bons resultados, contudo é necessário estar motivado e conciliar os objetivos pessoais com os objetivos propostos pela empresa para se trabalhar bem. Existem estudos comprovados que profissionais satisfeitos com suas posições dentro da empresa apresentam melhor desempenho e dão uma parcela mais significativa de sua contribuição para o crescimento dela, fazendo com que o empresário obtenha bons resultados através da satisfação, contudo uma organização independente do seu nível (pequeno, médio ou grande porte) é composta por vários setores, e nesses setores possuem diversos colaboradores que atuam em cargos diferenciados. Cada cargo exige determinadas competências do seu ocupante para que o trabalho realizado por este seja bem desempenhado, portanto o Cargo é um processo fundamental dentro da empresa, pois é ele que vai determinar os deveres e tarefas de cada colaborador. De acordo com Chiavenato (2009, p. 206) ”cargo é o conjunto de funções (tarefas ou de atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional, isto é no organograma. A posição define as relações entre o cargo e os demais cargos da organização”, então diante dessa afirmativa é possível compreender que cargo é a composição de todas as atividades desempenhada por uma pessoa dentro da empresa. Essa atividade quando realizada de forma individual é caracterizada como tarefa que é praticada pela área operacional, por se tratar de afazeres simples e mais repetitivos, na maioria das vezes até de forma braçal. Já a atribuição também é uma atividade individual, porém requer mais conhecimento exige uma dose maior de esforço mental e menor de esforço físico. E quando se trata de função pode-se entender como tarefas ou atribuições realizadas de forma repetida e metódica, que pode ser exercida por uma pessoa, sem necessariamente ocupar um cargo, podendo ser provisória ou até mesmo definitiva.

Por sua vez quando se fala em desenho de cargos logo vem à memória a imagem dos tão conhecidos organogramas, pois neles é possível identificar na estrutura organizacional o real papel de todos os cargos, quem o ocupa e a quem esses ocupantes estão subordinados, mas para Chiavenato (2009, p.207) “o desenho de cargos é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante” Ou seja, não basta constar nele apenas informações de quem faz o que na empresa ou quem está subordinado a quem é possível ter uma visão mais ampla do grau de responsabilidade concedido ao ocupante do cargo, assim como as suas subordinações, tarefas, atribuições ou funções. A sua elaboração é de responsabilidade do gestor de Rh ou até mesmo dos gestores das áreas ou setores porque estes na maioria das vezes têm à possibilidade de acompanhar a evolução dos cargos, mudanças ou até mesmo fazer adaptações às situações que ocorrem no cotidiano das empresas.

Desde os primórdios até a atualidade a arte de administrar vem sofrendo transformações, pois aprimorar seus processos para melhorar continuamente é o foco de todo profissional e com isso surgiram os três modelos de desenho de cargos com diferentes dimensões e abordagens. O modelo de desenho Clássico teve sua origem na administração científica, com princípios de racionalização, definição de métodos e divisão dos trabalhos, nesse modelo há separação entre gestão que é a parte pensante da relação e operação que é quem executa as ordens dadas pela gestão, às tarefas na maioria das vezes são simples, existia a preocupação em treinar pessoas para obter mais eficiência, os pensamentos e atitudes de Taylor (homem máquina) predominam nesse modelo. O modelo de desenho humanístico como o próprio nome já sugere está relacionado às teorias das relações humanas que teve como principal percussor Elton Mayo que tinha como foco a ênfase nas pessoas e no grupo social, busca a eficiência através da satisfação e interação, nesse modelo o principal foco era a preocupação com o profissional.

Por fim o modelo de desenho Contingencial vai de encontro aos dois modelos anteriores, pois considera três variáveis de forma simultânea que são pessoas, tarefas e estrutura organizacional. Esse modelo é dinâmico e nele ocorrem contínuas mudanças e revisão do cargo, percebe-se que este desenho possibilita desenvolvimento pessoal e desenvolvimento tecnológico, podemos contar ainda com o cargo como fator motivacional, portanto tende a ser mais utilizado nos tempos atuais onde se percebe a necessidade de motivar as pessoas para torná-las cada vez mais produtivas. Falando sobre abordagem motivacional ao desenho de cargos é possível compreender que os indivíduos que vão exercer essas novas funções ou atribuições vão apresentar mudanças em seus comportamentos, pois eles irão experimentar seu trabalho como algo importante e vai se sentir ainda mais útil em contribuir, então se trata da percepção do significado. O sentimento de responsabilidade, estar preocupado com os resultados do trabalho desempenhado vai desenvolver nele também a percepção da responsabilidade e o conhecimento dos resultados que é a participação através das informações que recebe do trabalho realizado.

Para desenhar um cargo do modelo contingencial é necessário levar também em consideração cinco dimensões essenciais, pois é a análise dessas dimensões que vai permitir avaliar os estados emocionais durante a execução das atividades. A dimensão da variedade permite que a pessoa execute várias habilidades ao desenvolver suas atividades, a autonomia refere-se à independência, o significado da tarefa é algo muito importante, pois estará sendo dado sentido ao que está sendo realizado, identidade com a tarefa é se identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com