TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo Um Problema Filosofico

Dissertações: Desenvolvendo Um Problema Filosofico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvendo um Problema Filosófico:

Conceito de Certo e Errado

A filosofia é composta por três características fundamentais que são: de conjunto, radical e rigorosa. O tema que iremos estudar pode ser considerado um problema filosófico porque contém estas três características.

O conceito de certo e errado age em totalidade pois de certa forma abrange todas as áreas da vida, já que o modo de agirmos e pensarmos é adquirido através do conhecimento prévio deste conceito.

É radical pois ao mesmo tempo que impõe perguntas ela não nos direciona às respostas e é rigorosa porque nos diz algo e não nos permite questionar.

Devemos estudar o que é o certo e o que é o errado porque as respostas dessas perguntas são o que determinam o que devemos ser ou como devemos nos portar diante da sociedade.

Pertence à parte teórica da filosofia pois seu objetivo é buscar a verdade e o conhecimento. Este tema se encaixa no grupo dos empiristas, pois enfatizam o papel da experiência de vida e da evidência, e acreditam que só depois de conhecer o particular você consegue entender o universal, ou seja, você não nasce com uma ideia de certo ou errado, e sim a adquire pelos sentidos e pelo ambiente em que se vive.

O filósofo que melhor se encaixou neste tema foi Lock porque seu pensamento era:

'' Não há na inteligência que não tenha estado primeiro nos sentidos. … Suponhamos que no começo a alma é tábula rasa, vazia de tudo, sem nenhuma ideia seja ela qual for: de que modo ela vem receber essas ideias? Como adquire essa prodigiosa quantidade que a imaginação do homem sempre a ele apresenta com uma variedade quase infinita? De onde ela retira esses materiais que estão ao fundo de todos os raciocínios e de todos os conhecimentos? A isso respondo com uma única palavra: da experiência! ''

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »