TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Central objeto da economia: déficit

Seminário: Desenvolvimento Central objeto da economia: déficit. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Seminário  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

declaração do preposto de que "duas ou

DesenvolvimentoO objeto central da economia: a escassez

A razão essencial da existência da Teoria Econômica (ou Ciência Econômica) é a escassez. Este conceito refere-se à falta ou insuficiência de alguma coisa. No caso das sociedades humanas, observamos que há um conflito constante entre necessidades e recursos, pois as nossas necessidades são ilimitadas, enquanto os recursos são escassos.

Ao falarmos das necessidades, estamos nos referindo aos principais elementos que garantem a sobrevivência material da espécie humana ( todos e cada um de nós). No que você pensa quando se fala de necessidades com esse significado?

Enumerei abaixo as necessidades básicas do homem atual. É bastante provável que esta lista contenha muitos, ou quase todos, os itens da sua própria lista:

• alimentos (sólidos e líquidos)

• vestuário e calçados

• moradia, mobília

• água corrente e eletricidade

Macroeconomia

Aula 01 - Conceitos Fundamentais de Economia

Faculdade On-Line UVB

Anotações do Aluno

uvb

• utensílios domésticos e eletrodomésticos

• meios de transporte

Esta lista é muito limitada. Observe, por exemplo, que excluímos tudo o que representa lazer e recreação no lar (aparelhos eletrônicos, livros e revistas etc.). Observe, ainda, que os meios de transporte podem variar de uma simples bicicleta a uma moto, um automóvel ou ao transporte público (ônibus, trem, metrô). Atividades fora do lar nem foram arranhadas (cinema, bares e restaurantes, viagens etc.). Além disso, se pensarmos que a vida em sociedade requer também que cada um possa contribuir para a melhora coletiva, através da participação enquanto cidadão livre e ativo, então o rol das necessidades aumenta bastante. Não acha? Pois estaríamos falando também em educação e saúde generalizados, imprensa livre e variada, governos democráticos com eleições regulares, justiça organizada e eficiente, etc.

Existe um número significativo de seres humanos que conseguem, ao menos, usufruir a lista de necessidades básicas e muitos destes também se beneficiam dos itens citados abaixo da lista, tais como lazer, educação, saúde, etc. No entanto, os itens enumerados como de necessidades básicas do homem está fora do alcance de parcelas significativas da humanidade atual. Milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, não tem acesso a essa lista como um todo. No máximo, elas conseguem obter dois ou três daqueles itens em quantidades insuficientes. Você já viu quantas pessoas passam fome no Brasil e no mundo? Quantos desabrigados existem pelas ruas a fora? A este fato denominamos de exclusão social, ou seja, a exclusão do acesso aos bens materiais mais elementares e à própria participação nas decisões da sociedade.

O registro desse fato comum é importante para assinalar duas importantes características da vida social: as desigualdades sociais e a atualidade da luta pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com