TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Um Sistema De Controle De Expedição Para Web

Trabalho Universitário: Desenvolvimento De Um Sistema De Controle De Expedição Para Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 15

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1.1 Introdução

Mais e mais pessoas usam e dependem das tecnologias da informação (T.I.). Seja ela em um sistema de vendas de um supermercado, em um caixa eletrônico de um banco ou em um processador de textos em um computador de escritório, todos se tornaram uma parte integral e indispensável das nossas vidas. O grande problema dessa mudança é que muitos de nós, em algum momento, passamos por frustrações ou dificuldades ao tentar utilizar essas novas tecnologias.

Para superarmos esses problemas, temos que projetar sistemas que levem em conta as pessoas que o utilizarão e a forma que essas pessoas utilizam os sistemas. Em particular, temos que desenvolver novas tecnologias que são ao mesmo tempo usáveis e eficientes. Isso significa, projetar para saúde, segurança, eficiência e também diversão.

OBJETIVO GERAL

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de controle de expedição web e também identificar do ponto de vista do usuário, quais os reais benefícios e quais as efetivas mudanças em utilizar um sistema desenvolvido focado na usabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Realizar um questionário com os usuários do sistema de controle de expedição para saber os pontos positivos e negativos da planilha de controle de expedição utilizada para controle dos vagões;

 Desenvolver um sistema de controle de expedição web, focado na usabilidade e nas necessidades dos usuários, utilizando como base o questionário feito anteriormente;

 Realizar novo questionários sobre o sistema de controle de expedição web para então confrontar as informações.

1.2 Definição do problema

A empresa Bunge Alimentos, possui na cidade de Maringá uns de seus maiores transbordos de grãos do Paraná. Esses grãos oriundos em sua grande maioria do estado do Mato Grosso do Sul, chegam a Maringá e dessa cidade, são transportador através de trem até o porto de Paranaguá.

Quem fornece o serviço de logística é a empresa ALL (América Latina Logística) onde essa empresa cobra multas pelo valor das horas excedentes de seus vagões dentro do pátio da Bunge Alimentos.

Existe um prazo máximo exigido pela ALL para que um vagão fique dentro do pátio da Bunge Alimentos, esse prazo não pode ultrapassar 18 horas, caso isso ocorra, são cobradas multas sobre o tempo excedente.

A Bunge Alimentos não possuía um controle sobre a estadia desses vagões no pátio, então, em meados de 2005, alguns dos colaboradores do setor de logística da Bunge Alimentos desenvolveram uma planilha para ter algum tipo de controle sobre esses vagões.

Devido o grande volume de vagões, dentro de pouco tempo, o arquivo referente a planilha tornou-se muito grande. Aliada ao seu tamanho de aproximadamente 12Mb, essa planilha continha muitas funções criadas em VB (Visual Basic), e também existia o fato dos usuários utilizar essa planilha através da rede, o que deixava o acesso às informações muito lento.

1.3 Motivação

Ao perceber essa deficiência notou-se a possibilidade de desenvolver um sistema web que substituísse tal planilha, tendo um significativo ganho de desempenho, segurança, custo e facilidade de uso.

Não bastando desenvolver o sistema web, seria interessante desenvolver o sistema focado em usabilidade, com base nos pontos positivos e negativos levantados pelos próprios usuários da antiga planilha.

1.4 Importância do tema

Poucos sistemas são desenvolvidos focados em usabilidade, levando em conta o ponto de vista de quem utilizará tal sistema, por isso a importância de saber o que realmente muda, quais os benefícios para o usuário em utilizar um sistema voltado para as suas necessidades.

1.5 Limitações da pesquisa

A monografia abrange o tema de usabilidade e aprofundando-se em temas relacionados, como design da informação e design sensorial.

Não serão abordados nesse trabalho aspectos técnicos de desenvolvimento e implementação do sistema.

1.6 METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

O conteúdo da monografia foi organizado sob a seguinte forma:

 Capítulo 3: apresenta os dados obtidos através de um questionários realizados com os usuários da planilha, afim de coletar dados relevantes ao desenvolvimento do sistema.

 Capítulo 4: mostra as principais características do sistema aplicando os conceitos de usabilidade com base nos dados fornecidos pelos usuários do sistema.

 Capítulo 5: descreve os dados obtidos dos usuários através de questionários após algum tempo utilizando o sistema de controle de expedição web, focado na usabilidade.

 Capítulo 6: enfeixa as considerações finais.

2 AVALIAÇÂO DA PLANILHA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÂO

A planilha é utilizada por dez usuários divididos em três turnos. Para coletar dados referentes a planilha de controle de expedição, foi realizado um questionário com os usuários do sistema, buscando levantar pontos importantes que deveriam ser abordados no sistema Web.

O questionário foi dividido em duas partes, uma avaliando os aspectos pessoais de cada usuário, a outra referente aos dados técnicos da planilha.

2.1 Informações pessoais dos usuários

Os pontos levados em consideração referentes às informações os usuários foram as seguintes questões:

 Uso ou não de óculos;

 Grau de escolaridade;

 Grau de conhecimento de informática.

2.1.1 Deficiência visual

Muitos sistemas não levam em conta o fato dos seus usuários utilizarem ou não óculos, pois sabe-se que pessoas que tem algum problema de visão tem mais dificuldades de ler fontes pequenas ou fontes com pouco contraste com o resto do sistema.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com