TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 17

Resume

O presente trabalho tem por objetivo apresentar diretrizes básicas para a elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental .A metodologia utilizada foi um estudo de caso, qualitativo, descritivo e explorador. Os resultados obtidos estão descritos no capítulo das análises dos dados coletados, onde estão identificadas e caracterizadas as atividades realizadas pelo Posto; identificados os resíduos, efluentes, e emanações; identificados os combustíveis automotivos, lubrificantes e serviços de troca de óleo e, a lavação realizada no Posto a análises dos dados apresentados aqui, mostrou- se a importância de um sistema de gestão ambiental, suas vantagens e num cenário futuro de certificação. A elaboração deste artigo justificou importância de um SGA em uma empresa frente ao atual cenário de desenvolvimento e expansão.

1. INTRODUÇÃO

Em razão do aumento da preocupação com a conservação e a melhoria da

qualidade do ambiente e com a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos estão voltando sua atenção aos impactos ambientais potencias de suas atividades produtos ou serviços O desempenho ambiental de uma organização é de crescente importância para as partes interessadas internas ou externas. O propósito geral desta diretriz é auxiliar as organizações na implementação ou melhoria do seu Sistema de Gestão Ambiental.

É coerente com o conceito de "desenvolvimento sustentável", e compatível com diversas estruturas culturais, sociais e organizacionais NORMA (ISO 14004, 2011)

o tema deste artigo consiste na preservação da natureza pelas empresas e sociedade para as gerações presente e futura. O problema está em como adequar uma empresa de distribuição de combustíveis ao SGA e ao paradigma do desenvolvimento sustentável. Com relação ao estado da arte, podemos observar que despontam por todos os lugares do Brasil, pesquisas e práticas de um SGA em postos de combustíveis. É o caso da petroturbo posto combustíveis cotando com 2postos so em Agrestina. O objetivo geral deste artigo é efetuar estudos para a viabilidade de implantação do Sistema de Gestão Ambiental da Rede de Postos “Petroturbo”. Os objetivos específicos são: identificar e caracterizar os resíduos, efluentes e emanações gerados nestes processos; analisar a gestão destes resíduos, efluentes e emanações; e propor melhorias e sugestões no SGA da empresa.

De acordo com Valle (2002), a Gestão Ambiental consiste em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos produzidos por um empreendimento ao meio ambiente. No caso de empreendimentos já implantados, para que ess

a gestão seja bem concebida, faz- se necessário uma Avaliação Ambiental Inicial, que irá permitir identificar problemas ambientais latentes e

colher subsídios para elaboração da Política Ambiental da organização.

A existência de uma SGA numa empresa geralmente conduz a melhoria em

desempenho ambiental. A natureza de uma organização determina que, quando uma questão é levada à administração, deverá ser tratada de forma sistemática e positiva. Quando metas e objetivos são estabelecidos dentro do sistema administrativo, e pessoas e organização são avaliadas por completo para verificar se esses objetivos e metas foram alcançados, o resultado é uma melhoria (HARRINGTON, 2001). Política Ambiental é o conjunto de metas e instrumentos que tem por objetivo reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente via ação antrópica, prevendo penalidades pelo não cumprimento das medidas estabelecidas. A política ambiental pode influenciar as atividades dos diversos agentes econômicos, tais como a indústria e o comércio(FERR

EIRA, 2011).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A base teórica conceitual, assim denominada por DESLANDES (2002), é um momento crucial da investigação científica, podendo ser considerada sua base de sustentação.

Para tornar uma pesquisa eficiente é fundamental embasar os aspectos a serem analisados. Assim, este capítulo visa destacar, através do esclarecimento de alguns autores, subsídios indispensáveis para a elaboração, aplicação e análise de dados que possam suprir e justificar as necessidades do problema proposto que é a implantação de uma sistema de gestão ambiental.

análises

O Posto petroturbo é uma empresa no ramo de combustível , gasolina, etanol e diesel.

DADOS DA EMPRESA

NOME FANTAZIA: POSTO PETRO TURBO RAZAO SOCIAL: Petro turbo LTD.

ENDEREÇO: BR. 104 KM-83 zona rural - CEP: 55.495-000

Agrestina-PE

TELEFONE: (81) 3744-1264

DADOS DOS DIRIGENTES

NOME: Tacyandro Barbosa torres

PROFISSÃO: Administradora de empresa

PONTOS FORTES DA EMPRESA:

O nosso diferencial é que a nossa empresa, é sim uma empresa de combustível, mas, que o nosso ponto forte é e um atendimento de qualidade com profissionais qualificados. O posto perturbo oferece produtos de ótima qualidade destinados a pessoas de várias classes socioeconômicas. Ainda com preocupação e responsabilidade social monitoramento de todos os reservatório de combustível para que nao polua o meio ambiente.

PONTOS FRACOS:

São inúmeras as empresas que oferecem esse tipo de negócio.

Elas apresentam uma concorrência extremamente agressiva.

São grande o número postos de combustível. Esses dados revelam que a empresa têm grandes e fortes concorrentes, por motivos como este, muitas empresas acaba não suportando a grande concorrência do mercado de trabalho e acaba indo a falência. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com