TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desevolvimento Humano E Aprendizagem

Ensaios: Desevolvimento Humano E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

1. De acordo com a charge, a memória do estudante parece estar “fora” do seu corpo. Sabemos que a memória consta como um dos importantes processos mentais vinculados à aprendizagem. Escreva um texto dissertativo, de aproximadamente 12 linhas:

a) sobre a aprendizagem significativa proposta por Ausubel; (2,0 pontos)

Resposta:

A aprendizagem significativa tem seus alicerces em conceitos já adquiridos, há um conhecimento prévio, para aquisição de novos conceitos, logo aprender significativamente implica atribuir significados, e eles têm sempre componentes pessoais.

A aprendizagem é dita significativa quando novos conhecimentos, passam a significar algo para o aprendiz, quando ele é capaz de explicar com suas próprias palavras e quando é capaz de resolver problemas novos.

Conforme Ausubel, para que a aprendizagem significativa ocorra é necessário alguns fatores, que são a existência de material na estrutura cognitiva do sujeito, a predisposição para aprender, e o esforço decidido para aprender, no sentido cognitivo e afetivo, não obstante se faz necessário que o aprendiz esteja predisposto a incorporar o novo material à sua estrutura cognitiva.

b) sobre relação entre aprendizagem significativa de Ausubel e memória. (1,0 pontos)

Nas charges acimas notamos diversos meios de armazenar o conhecimento enforma de dados, laptop, smartphone, pen-drive, entre outros, no entanto na aprendizagem significativa não basta, apenas, ter o conhecimento armazenado, decorado, mas sim saber explicar com suas próprias palavras o seu saber, e o quanto é capaz de resolver problemas novos através dos seus conhecimentos já adquiridos anteriormente.

Sendo assim o professor na charge faz uma ressalva ao aluno sobre o conhecimento adquirido pelo discente frente a tantos meios auxiliares de informática, que ele possui, e o aprendizado significativo, pois os conceitos aprendidos, dados dos aparelhos, precisam possuir significado para que o aprendiz possa registrar a informação e repassa-la a sua maneira conforme o contexto ao seu redor e adquirir novos conceitos com base nos já existentes.

2. A Escola Nova, enquanto ruptura com o sistema tradicional de educação, propunha ao sujeito que ele aprendesse por meio de condições de experimentação, produção e reflexão acerca dos processos e resultados obtidos. Com isso em mente, continue a história da charge, dando a ela características da Escola Nova. De que forma a história poderia continuar? O que a professora poderia dizer? Seu texto deve ser breve, mas justificando os princípios propostos pela Escola Nova. (4,0 pontos)

Resposta:

Fala da Professora: - Você tem tanto potencial de aprendizagem em poucos aparelhos, que devem servir de matéria prima para o seu autoconhecimento.

Conforme o movimento da Escola Nova estes aparelhos podem levar a autonomia do educando, pois a mesma defendeu um ensino em que o aluno busca o conhecimento refletindo, produzindo e através de resultados obtidos.

3. Sabemos que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, sendo utilizadas, inclusive, à educação. Devido a isso, parece haver menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com