TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade social no Brasil

Projeto de pesquisa: Desigualdade social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A partir do que estudamos e discutimos na sala de aula e nas webs aulas, uma das diversidades que esta presente em nossa sociedade é o preconceito nas escolas, por esse motivo surgiu o interesse em pesquisar sobre a temática preconceito na escola, haja vista que seremos futuros pedagogos, deveremos estar preparados para lidar a diversidade. Falar sobre preconceito no Brasil é bastante difícil, porém necessário. Quando se trata de instituições escolares a situação é mais complicada. Neste sentido, vamos poder observar o que leva os alunos a agirem com preconceito nas salas de aulas, e mostrar o que deveria ser feito para amenizar esse problema, pois é na escola que as crianças aprendam a conviver com a diversidade para melhor interagir na sociedade.

PRECONCEITO NA ESCOLA

Segundo Marcos Cezar de Freitas (2013) “As desigualdades sociais no Brasil oferecem dados alarmantes para a organização do conteúdo de nossas estatísticas”.

Esse comentário nós levar a pensar que ainda em pleno século XXI, ainda existe pessoas que agem com preconceito em nossa sociedade.

Os alunos com deficiência física se veem prejudicados devido à presença do preconceito na escola, em relação a esses deficientes só faz aumentar sua deficiência, sua situação de desvantagem a seu sentimento de incapacidade.

Podemos observar também que existe um desespero para lidar com o novo, com o diferente, o incomum, porém isso apesar de incomum, as crianças devem compreender que situações de deficiência são normais, infelizmente ocorrem e devem ser vistos não com repulsa.

A criança com deficiência diante de tantos preconceitos pode sentir-se incompetente, anormal e incapaz, limitando toda sua atuação na escola, prejudicando-o também psicologicamente.

A professora Okçana Battini, em comentário na tele aula, ressaltou que a escola tem o papel de socializar os alunos para que ele se desenvolva dentro dos padrões pré-estabelecidos ao seu grupo social e que a educação é uma instituição que transmite, de geração para geração, normas e valores para que o indivíduo se adapte á sociedade em que vive.

Fonte: WWW.Brasiloeste.com.br

O homem é capaz de transformar a sociedade tendo como base a história de sua própria civilização, seu desenvolvimento, contradições e identidade cultural. Cabe a escola Como instituição que produz e reproduz nossa sociedade, trazer para seu cotidiano o exercício de cidadania consciente em face de diversidade cultura.

Fonte: BR.ask.com/diversidademashistória

Hoje já se admite falar e até conhecer melhor as diversidades existentes em cada aluno. Se pretendermos romper com atitude autoritárias tornando a escola um ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com