TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Simples

Exames: Destilação Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

• INTRODUÇÃO

A purificação de substâncias é um processo muito importante em laboratórios de

química e indústrias. Os compostos orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, sendo freqüentemente acompanhados de impurezas. Um dos processos utilizados na purificação de compostos orgânicos líquidos é a destilação, na qual a técnica baseia-se nas diferenças entre temperaturas de ebulição das substâncias. O fracionamento do petróleo, a obtenção de álcoois e a extração de essências são apenas alguns exemplos dos processos em que a destilação é empregada na indústria.

Existem diferentes técnicas para a destilação de compostos a partir de uma mistura. A destilação simples é a técnica mais utilizada e mais importante para a separação de líquidos (MARAMBIO, 2007). É muito utilizada para separar dois ou mais líquidos que tenham pontos de ebulição diferentes, ou impurezas não voláteis presentes na solução. Em outras palavras, trata-se da evaporação de um líquido mais volátil seguido do esfriamento do vapor para promover sua condensação em outro recipiente. Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não-volátil, uma vez que o material condensado não se encontra contaminado com a impureza.

Misturas contendo líquidos voláteis se comportam de maneira diferente. Durante a destilação, a fase líquida se enriquece cada vez mais no componente menos volátil, refletindo em um aumento gradual do ponto de ebulição da mistura.

• OBJETIVO

Aplicar a técnica de destilação simples como método de purificação de compostos orgânicos em uma amostra de água com sal, a fim de separar o sal presente na mistura.

• METODOLOGIA

No desenvolvimento deste procedimento experimental, foram usados os métodos, materiais e equipamentos descritos abaixo.

• MATERIAIS E REAGENTES

• Materiais

1. Duas mangueiras;

2. Termômetro;

3. Funil;

4. Frasco de destilação;

5. Adaptadores;

6. Becker de 50 ml e 100 ml;

7. Tubo de ensaio;

8. Suporte;

9. Manta aquecedora;

10. Fogareiro;

11. Pedras de Vidro ou Porcelana.

• Reagentes

1. Água H₂O (H₂O);

2. Cloreto de sódio – sal de cozinha (NaCl);

3. Nitrato de Prata (AgNO₃).

• PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Adicionou-se dentro do balão de destilação 30ml da amostra de água, sal e nitrato de prata. Montou-se o sistema de destilação simples (Figura 1), onde verificou-se se todas as conexões se encontravam bem ajustadas e adaptou-se um termômetro na parte superior da junta de vidro. Abriu-se o registro de água para que um fluxo de água passasse lentamente pelo condensador.

Em seguida começou-se o aquecimento do balão, até que o líquido com menor ponto de ebulição começou a evaporar. Ao passar pelas paredes resfriadas do condensador, o vapor desse líquido se condensou e caiu no béquer.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com