TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De Hidroxido De Magnésio Em Leite De Magnésia

Artigos Científicos: Determinação De Hidroxido De Magnésio Em Leite De Magnésia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  1.354 Visualizações

O hidróxido de magnésio é uma base fraca, cuja fórmula química é Mg(OH)2, sólido em condições ambientes, de cor branca, pouco solúvel em água. Pode ser obtido por meio da reação de sulfato de magnésio com solução aquosa de hidróxido de sódio, ou, ainda, pela reação de sais de magnésio com hidróxido de potássio ou de amônio.

Entre as principais aplicações do hidróxido de magnésio, podemos citar o refino do açúcar, a produção industrial de papel e celulose e o processamento de urânio. Na indústria do plástico e da espuma, o hidróxido de magnésio atua como agente retardante de chama, tendo a função de minimizar a possibilidade de combustão e o alastramento da chama em materiais plásticos. O hidróxido de magnésio pode, ainda, ser utilizado como agente precipitante no tratamento de efluentes removendo íons de metais pesados.

Disperso em água, a uma concentração próxima de 7%, o hidróxido de magnésio forma uma suspensão muito conhecida como leite de magnésia. Por ser alcalino, o leite de magnésia é utilizado como antiácido, neutralizando o excesso de acidez estomacal. Essa suspensão também possui propriedades laxativas: reagindo com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico, é produzido, além da água, o cloreto de magnésio (MgCl2), substância deliquescente (capaz de absorver água), o que lubrifica as parede intestinais e elimina a prisão de ventre.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com