TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Do Capital De Giro De Uma Indústria Moveleira Sob A Perspectiva Do Modelo Fleuriet

Artigos Científicos: Determinação Do Capital De Giro De Uma Indústria Moveleira Sob A Perspectiva Do Modelo Fleuriet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

Determinação do Capital de Giro de uma Indústria Moveleira sob a Perspectiva do Modelo Fleuriet

Resumo:

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância de um administrador ter conhecimento e saber planejar, coordenar e controlar todas as atividades ao seu redor, para que use o excedente de recursos em áreas produtivas ou aplicações financeiras. Ele traz também aspectos contábeis, como por exemplo, capital de giro (CDG), Necessidade de Capital de Giro (NCG) e Tesouraria(T).

De acordo com o modelo tradicional de análise de balanço, Capital Circulante Líquido “refere-se aos ativos circulantes que sustentam as operações do dia a dia da empresa”. Quando o resultado do CCL é positivo, a empresa apresenta um folga financeira, uma vez que parte dos ativos circulantes encontra-se financiados por recursos de longo prazo, reconhecidos como a melhor opção de endividamento. No entanto, quando o CCL é negativo, significa que a empresa está usando recursos de curto prazo para custear aplicações com prazos de retornos longos. Quando as dívidas apresentam-se antes dos retornos das aplicações, tem se então um piora nos níveis de liquidez da empresa. Uma situação menos comum é o capital circulante liquido nulo, onde os ativos circulantes e os passivos circulantes se igualam. No cálculo tradicional, o valor do CCL pode estar mascarando um folga financeira.

Já de acordo com o Modelo Fleuriet, também conhecido como Modelo Dinâmico de Analise de Balanço, foi exposto na década de 80, pelo francês Michel Fleuriet, então professor da Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte MG). Propôs uma reclassificação para contas patrimoniais, segundo o ciclo e a relação específica de cada uma delas.

Fleuriet ilustra que a Necessidade de Capital de Giro ocorre quando as saídas de caixas ocorrem antes das entradas. Por tratar-se de um conceito econômico-financeiro decorrentes das atividades da empresa, como: compra de matérias-primas ou mercadorias, pagamento de fornecedores, fabricação, estocagem, venda e recebimento de duplicatas, a NCG utiliza-se das contas do Ativo Circulante Cíclico e Passivo Circulante Cíclico.

A Necessidade de Capital de Giro é suscetível a qualquer alteração no ambiente econômico ou estratégico da empresa. Alterações nos níveis de estoques, aumentos de vendas, redução de prazos de pagamentos aos fornecedores, ou ainda maior prazo de recebimento de clientes, são motivadores que impactam diretamente no nível de NCG. A NCG pode ser negativa, situação pouco comum, e verifica-se quanto às entradas de recursos antecede as saídas, ou seja, o recebimento das vendas dá-se anteriormente ao pagamento dos fornecedores.

Indicando o nível de utilização de recursos de curto prazo, a tesouraria indica a capacidade da empresa em financiar seu crescimento e atividades operacionais. Sendo a Tesouraria negativa, evidencia que a empresa financia parte da Necessidade de Capital de Giro ou Ativo.

Permanente com recursos de curto prazo, prejudicando sua liquidez. Com a Tesouraria positiva, a empresa dispõe de recursos de curto prazo para outras aplicações, como aumento de produtividade, imobilizado ou no mercado financeiro, possuindo, portanto, folga financeira. Porém Fleuriet destaca que um saldo positivo elevado demais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com