TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dever E Ser

Monografias: Dever E Ser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

O ser e o Dever ser

É a partir do mundo do “ser” que se forma o do “dever ser”. É com base na realidade dada, que determinada sociedade (de acordo com sua experiência histórico-cultural) constrói o mundo jurídico (mundo do dever ser)

Para Kant, o “ser” corresponde ao mundo real, o homem agindo de acordo com o eu ele é na realidade. O “dever ser” corresponde ao comportamento do homem de acordo com as normas exteriores a ele, a justiça. O “dever ser” corresponde ao mundo ideal, o homem agindo de acordo com a justiça.

Mas Kant não ignora as dificuldades de se chegar ao encontro do “ser” e do “dever ser”. Ele conhece as fraquezas da miséria humana: “Do madeiro tão tordo de que o homem é feito, nada de totalmente reto pode ser talhado”. Ele acredita que o encontro do mundo do “ser” e do “dever ser” (o homem incorporando normas de direito e conduta como suas) só seria possível no transcendental, pois está acima da capacidade do homem.

No seu tratado “A paz perpétua”, diz que devemos agir como se a paz entre nações, mesmo sendo um sonho, fosse um dia possível. Devemos encarar da mesma forma para alcançar a justiça absoluta, e trabalhar para que isso aconteça. “Assim, não está em questão se a paz perpétua é possível ou não. Simplesmente devemos agir como se ela pudesse ocorrer”. Não se trata de acreditar nessa paz ou na justiça, mas de viver como se fosse possível.

Em Kant, a justiça deve ser universal. O fundamento de toda legislação prática está em conhecer a verdade de cada um como universal, isto é, as pessoas devem pautar suas ações de acordo com princípios éticos universalmente aceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com